Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Entrega em dezembro

Semáforos inteligentes terão botoeiras, câmeras e podem evitar tragédias no trânsito; saiba detalhes

Foto: Reprodução/Ilustração

Semáforos inteligentes terão botoeiras, câmeras e podem evitar tragédias no trânsito;  saiba detalhes
A instalação dos novos semáforos inteligentes, que deve acontecer até o dia 15 de dezembro, promete dar um novo fôlego para o transito de Cuiabá. Os equipamentos contarão com botoeiras e câmeras de monitoramento, que irão auxiliar a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) a ter ‘mais olhos’ nas vias da capital mato-grossense. “Estes semáforos podem até evitar uma grande tragédia ou abrir passagem para ambulâncias que estejam em alguma emergência”, argumenta o gestor da pasta, Antenor Figueiredo.


Leia mais:
Semáforos inteligentes prometem desafogar trânsito e 30 serão instalados na 1ª etapa; saiba locais
 
“A empresa está querendo entregar até o dia 15 de dezembro os 30 primeiros cruzamentos. Ao longo de 2018, faremos outras implantações. Estes equipamentos terão botoeiras, câmeras de controle do tráfego, que me darão as imagens em tempo real do trânsito, vou poder acessá-las aqui da secretaria. Se algum estregar, não precisa de ligação, já emite um alerta”, explicou o secretário em entrevista ao Olhar Direto.
 
O equipamento será do mesmo modelo utilizado em Nova York, nos Estados Unidos da América: “Essa empresa detém 60% do mercado americano. É um semáforo inteligente porque analisa o trânsito no momento. Ele irá ver qual caixa viária esta mais cheia e vai liberar. Um exemplo: estou subindo a Getúlio Vargas, três horas da manhã e se nos sinais arteriais não tiver nenhum carro passando, posso fazer a onda verde. Quando se aproxima outro veículo, ele volta ao ‘normal’”, comenta Antenor.
 
Com o laço virtual do semáforo, os agentes de trânsito poderão saber a velocidade média que está sendo desenvolvida na via e como está o fluxo de veículos em tempo real. Além disto, o secretário aponta que inclusive tragédias poderão ser evitadas: “Com este semáforo inteligente, se tiver um incêndio, uma tragédia ou necessidade de uma ambulância seguir por ali, consigo abrir aqui de dentro da secretaria. Cuiabá será a primeira cidade no Brasil a ter isto. Nós merecemos, Cuiabá merece”.
 
“Uma coisa que tenho notado é que os cuiabanos estão ansiosos para ver estes semáforos em funcionamento. Eu só quero pedir paciência, tenho várias intervenções para serem feitas. Talvez, com estes equipamentos, eu não precise mais. Fomos muito criticados ao contratar esta empresa. Eles estão há 90 dias em Cuiabá fazendo estudos, vendo onde que estes equipamentos serão colocados. É tudo planejado”, garante o secretário.
 
Neste primeiro momento serão 30 conjuntos semafóricos instalados na região central de Cuiabá. O maior corredor que será contemplado com estes equipamentos é a Historiador Rubens de Mendonça (CPA), depois os trabalhos seguem para as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas.
 
Além disto, a Semob terá mais três opções em aberto para a instalação destes equipamentos. Uma delas deve ser a rotatória da Ponte Sérgio Motta, localizada na avenida Beira Rio: “Estes semáforos são adaptativos. Ele pode ser transferido para qualquer lugar, ser programado para todo tipo de situação. Quando for construído o viaduto na avenida, posso tirar ele [semáforo] de lá e mandar para outro ponto”, comenta o secretário.
 
Os semáforos inteligentes “abrem onde o trânsito está mais tumultuado, através do laço virtual, onde ele foca e ‘entende’ que aquele sentido está precisando ser liberado. Teremos um equipamento de primeira linha instalado em Cuiabá”, segundo Antenor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet