Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

QUADRO GRAVÍSSIMO

​Família consegue liminar na Justiça e cobra transferência de adolescente para UTI em Cuiabá

Foto: Reprodução

​Família consegue liminar na Justiça e cobra transferência de adolescente para UTI em Cuiabá
Familiares do adolescente Vitor Hugo da Silva Castro, de 15 anos, cobram do Estado a transferência do garoto do Hospital Regional de Sinop (a 483 km de Cuiabá) para um hospital mais equipado em Cuiabá. Vitor Hugo foi diagnosticado com Retocolite Aguda, no entanto o caso se agravou e nas últimas duas semanas ele teve que passar por duas cirurgias de alto risco. A família já conseguiu uma liminar na Justiça para a transferência, mas o Estado ainda não cumpriu.


Leia mais:
Hospital São Benedito procura por família de paciente internado sem identificação

O garoto foi internado no último dia 18 de setembro com um quadro de diarréia. Ele foi depois diagnosticado com Retocolite Aguda. De acordo com o tio de Vitor Hugo, Belmiro Castro, o diagnóstico não está completo, por isso uma transferência para Cuiabá é necessária.

“Não tem um diagnóstico correto ainda, ele está na UTI, mas o pessoal não informa exatamente o que ele tem. Dizem que é uma Retocolite Aguda, mas se fosse só esta patologia não era para ele estar em coma praticamente, por isso também ele necessita a transferência para um centro maior, para dar o diagnóstico correto”, disse.

No último dia 17 de novembro o quadro de saúde do garoto se agravou ele teve que passar por uma cirurgia para estancar uma hemorragia interna.

“No dia 17 ele teve esta complicação e deveria ser transferido, mas como não transferiram ele teve que passar por uma cirurgia. Tiveram que abrir o estômago dele todo para resolver uma hemorragia interna, o que poderia ter sido detectada em um hospital em Cuiabá”, disse Belmiro.

Na última semana a família de Vitor Hugo conseguiu na Justiça uma liminar para que o Estado transferisse o garoto para um hospital mais equipado em Cuiabá. No entando a liminar não foi cumprida e o adolescente teve que passar por outra cirurgia, o que o deixou em um quadro em que não pode ser transferido.

“Na última terça-feira o juiz deu 24 horas para o Estado transferir, mas não transferiram e na sexta-feira o Vitor Hugo teve que fazer uma cirurgia de alto risco no cérebro e ficou sem poder ser transferido. Mas mesmo assim o Estado não providenciou nada, não disponibilizou vaga para ele. Tinha determinação que se não houvesse vaga no SUS que então ele fosse internado em um hospital particular, mas isso o Estado também não providenciou”, afirmou o tio.

A família agora aguarda um novo relatório médico para saber se o adolescente já pode ser transferido para Cuiabá. Com a demora na transferência e as cirurgia que Vitor Hugo teve que passar, a família está com a esperança abalada.

“A família está desesperada porque não tem dinheiro. Não tem condições de ser transferido, e a família se desespera a cada evento deste. Antes destas cirurgias sérias a esperança era mais firme de que ele pudesse se recuperar, e depois disso a família ficou mais abalada. Mas mesmo assim esperam que o Estado cumpra a determinação do juiz para ver o que pode ser feito em Cuiabá, ou em outro centro maior”, contou Belmiro.

A família ainda criou uma página no Facebook, para buscar ajuda para Vitor Hugo e também atualizando com informações.

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) se manifestou apenas dizendo que “o setor de regulação de urgência e emergência atualizou a informação, o paciente continua em aguardo de uma vaga para a transferência. Ele continua recebendo todo atendimento necessário. Assim que tivermos mais informações da equipe médica faremos a atualização para vocês”.

A Ses ainda disse que as vagas de UTIs existentes na rede (pode ser pública ou particular) estão sendo monitoradas e estão aguardando apenas a liberação de uma vaga para fazer a transferência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet