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Sábado, 20 de abril de 2024

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Medida de segurança

Trincheira Santa Rosa ficará cinco dias interditada para implantação de vigas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Trincheira Santa Rosa ficará cinco dias interditada para implantação de vigas
A Trincheira do Santa Rosa, que já conta com o estreitamento de pista desde a retomada das obras no local, ficará fechada durante cinco dias para a implantação de 36 vigas de aço e outras 300 de alumínio, utilizadas na construção de lajes previstas no projeto. A interdição começa a partir das 22h desta quarta-feira (29) e segue até terça-feira (05), quando o tráfego será liberado em uma pista para cada sentido da via. Pro conta disto, a recomendação é que se evite este trecho da avenida Miguel Sutil.


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A medida foi tomada pela empresa Concremax Engenharia, responsável pelos serviços, sob supervisão e orientação da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), com apoio e autorização da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). A sinalização da obra também será reforçada durante o período de bloqueio.
 
“Essas vigas serão implantadas sobre a pista e pode haver riscos de acidente. Para evitar qualquer eventualidade, a empresa Concremax solicitou o fechamento total do ‘mergulho’ (parte interna) e a Semob autorizou a operação. Tudo visando a segurança dos trabalhadores e da população que passa pelo local”, explicou o secretário adjunto de Obras da Baixada Cuiabana, Josemar Sobrinho Araújo.
 
Os trabalhos para conclusão da trincheira iniciaram em setembro e seguem com ritmo acelerado. Desde o início de novembro a estrutura conta com interdição parcial na parte de baixo (mergulho) para garantir a colocação do escoramento metálico que dará suporte para a construção de lajes, que garantirá a implantação de acessibilidade (passarelas de pedestres) e paisagismo no local.
 
A obra contempla os serviços deixados pela construtora anterior, como reparo nas paredes da trincheira, pavimentação e trabalhos complementares de acessibilidade e sinalização, que vão melhorar a trafegabilidade de pedestres e veículos. Entre os itens de acessibilidade previstos estão a instalação de faixa de pedestre, rampa para cadeirante, piso tátil e plataforma elevada. Também serão instaladas as sinalizações vertical e horizontal.
 
A empresa cuiabana Concremax foi contratada com dispensa de licitação após a realização de três certames fracassados. A contratação direta realizada pela Secid-MT está fundamentada no artigo 24, inciso V, da Lei de Licitações (nº 8.666/93) e a homologação circulou no Diário Oficial do dia 12 de setembro deste ano. O custo estimado ficou em R$ 4,99 milhões.

Quem passa pela trincheira do Santa Rosa, localizada na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, durante o horário de pico, já teve de colocar a sua paciência à prova nos últimos dias. E o exercício de calma terá que continuar até março de 2018, isso porque o estreitamento de pista do local deverá seguir até o fim dos trabalhos. Diversos motoristas já reclamaram das grandes filas que tem se formado na via.

No horário de pico, o congestionamento registrado é muito grande. Isso porque a velocidade máxima permitida no local é de 20 quilômetros por hora, há diversos cones e sinalizações para alertar os condutores e também foi colocado um quebra-molas, para evitar que a velocidade de segurança seja ultrapassada.

Trincheira
 
A obra da trincheira do Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, teve início em março de 2012 e deveria ter sido entregue em março de 2014, dois meses antes do início da Copa do Mundo. O projeto foi idealizado para o Mundial. O contrato inicial ficou a cargo da construtora Ster Engenharia, que esteve à frente do empreendimento de março de 2012 a fevereiro de 2013 e executou apenas R$ 4,84 milhões em obra.
 
Após esse intervalo, as obras foram retomadas em abril de 2013.
 
A empresa Camargo Campos assumiu o contrato e permaneceu como responsável até agosto 2016, quando entrou em falência e acabou retirada da obra.
 
Até a última atualização, 89,9% dos serviços previstos em contrato foram concluídos. O valor da obra hoje, com aditivos, é de R$ 23,53 milhões. A trincheira em questão tem 520 metros de extensão. A obra tem 2,8 quilômetros, entre a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal até a proximidade da Procuradoria Fiscal do Município. Pelo local trafegam entre 13 e 15 mil veículos diariamente, na parte interior da Trincheira.
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