Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Veja estragos

Prefeito decreta situação de emergência em Rondonópolis após chuvas provocarem alagamentos e erosões

Foto: Prefeitura de Rondonópolis

Prefeito decreta situação de emergência em Rondonópolis após chuvas provocarem alagamentos e erosões
O prefeito de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá), José Carlos do Pátio, assinou nesta quinta-feira (29) o decreto de situação de emergência nas áreas do município que sofreram danos com as chuvas intensas ocorridas neste fim de ano. As precipitações causaram alagamentos e o aparecimento de erosões em áreas de risco. O decreto será publicado na edição de hoje no Diário Oficial do município.


Leia mais:
Chuva provoca desmoronamentos, abre crateras e Coder monta força-tarefa para sanar problemas
 
Com a situação de emergência decretada, o município poderá fazer o processo de contratação de uma empresa emergencialmente com a dispensa de licitação e agilizar a solução dos problemas com o objetivo de resolver os desastres nas regiões afetadas.
 
Ainda com o reconhecimento do estado de emergência do município pelo Governo Federal, a Prefeitura terá a possibilidade de obter o repasse ou a transferência de recursos da União para o município que será utilizado nas ações de reconstrução do cenário afetado pelo desastre, na recuperação de unidades habitacionais, bem como, em ações de prevenção para acabar com os problemas desta natureza. 
 
A principal preocupação, no momento, é garantir condições e suprir as famílias com alimentação, vestuário, limpeza e abrigo, o que será possível com o decreto.
 
Desde o dia 22 de dezembro, o coordenador municipal da Defesa Civil, João Copetti Bohrer tem acompanhado de perto os problemas provocados pelas fortes chuvas. Foi feita a remoção das famílias em situação de risco que estão abrigadas temporariamente na Escola Municipal Gisélio de Nóbrega, região da Vila Mamed.
 
Posteriormente, segundo Bohrer, iniciou-se a articulação para a resolução do problema no processo erosivo. “Foram conclamados os órgãos responsáveis para tentar mitigar os danos e evitar que edificações sofressem um dano maior e continuar o atendimento as pessoas diretamente afetadas,” explica o coordenador da Defesa Civil do município.
  
As equipes da Defesa Civil, Habitação e Assistência Social do município vêm trabalhando e acompanhando permanentemente a situação in loco. Além disto, o coordenador municipal da Defesa Civil, João Copetti Bohrer ainda esteve nas localidades junto com um geólogo e um engenheiro civil que emitiram um parecer técnico que contribuiu para confeccionar os laudos que embasaram o decreto.
  
O prefeito Zé Carlos do Pátio preocupado com a situação tem mobilizado as equipes competentes sob a coordenação da Defesa Civil para reforçar as ações e prestar assistência às famílias afetadas pelo desastre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet