Olhar Direto

Sábado, 20 de outubro de 2018

Notícias / Educação

Programa Hora Estendida deverá ser ampliado em novas unidades educacionais

Da Redação - Fabiana Mendes

14 Jan 2018 - 16:43

Foto: Luiz Alves

Programa Hora Estendida deverá ser ampliado em novas unidades educacionais
O ano de 2017 foi decisivo para a Secretaria Municipal de Educação que aplicava o seu projeto piloto “Hora Estendida” Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Oscar Amélito, situado no bairro Real Parque. O projeto consiste em ampliar o horário dos CMEI’s até as 19h30. Durante o ano ‘teste’ o programa apresentou resultados satisfatórios em sua aplicação e deverá ser ampliado para novas unidades ainda este ano.

Leia Mais: 
Movimento comunitário pede que Emanuel Pinheiro cumpra promessa de campanha e instale Hora Estendida

O programa finalizou 2017 beneficiando 19 crianças, garantindo os cuidados necessários até a chegada dos pais na unidade e também o desenvolvimento pedagógico dos atendidos. Implantado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a proposta é suprir a necessidade das crianças permanecerem no CMEI em um horário diferenciado do normalmente praticado nas unidades educacionais do Município.
 
Durante período que o programa foi testado, o Centro Educacional necessitou passar por um processo de reorganização. Os mais de 70 profissionais e os pais dos alunos foram inseridos no procedimento. Para se chegar a um modelo adequado de execução na unidade do Real Parque, ao longo de 90 dias, as atividades funcionaram em forma de projeto piloto e contou com o acompanhamento de uma comissão da SME, que ajudou na realização das adequações necessárias. Além disso, diversas assembleias gerais foram promovidas juntamente com os responsáveis por cada aluno, buscando um constante aperfeiçoamento.   
 
Conforme a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, o sucesso do Hora Estendida foi sendo refletido ainda durante o período letivo, onde, após ter começado com  9 crianças, meses depois passou para 12, e finalizou 2017 com quase o dobro do número inicial. A adjunta destaca também que outro ponto que reforça o êxito da iniciativa é o fato do CMEIL Oscar Amélito ter sido um dos que mais apresentaram solicitação de matrícula para o ano letivo de 2018.
 
De acordo com a assessoria, foram solicitadas 13 unidades, sendo que 10 estão aptas. Porém, é preciso refazer a avaliação, pois um novo ano letivo deverá ser iniciado. 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lucas
    15 Jan 2018 às 03:56

    É muito triste pensar que uma criança chega à creche de manhã cedo e só volta a ver os pais às 19:30h. Filhos precisam e anseiam a presença dos pais!

Sitevip Internet