Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Campanha educativa antes

Multas por videomonitoramento devem voltar a ser aplicadas pela Semob em fevereiro

Foto: Luiz Alves

Multas por videomonitoramento devem voltar a ser aplicadas pela Semob em fevereiro
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deve começar a multar os condutores que trafegarem pelas faixas exclusivas de ônibus no próximo mês. Porém, a assessoria de imprensa do órgão explicou que, antes disso, uma intensa campanha educativa será feita para que os motoristas se acostumem com o sistema.


Leia mais:
Faixas exclusivas poderão ser usadas por táxis, ambulâncias e motos em Cuiabá; multas serão arquivadas
 
Ao Olhar Direto, a assessoria informou que no início, uma extensa campanha de conscientização será feita para que os condutores se adaptem com as novas regras. A medida é vista como primordial para que todos tenham conhecimento de que as notificações começarão a ser aplicadas.
 
A expectativa é que as multas comecem a valer a partir de fevereiro. Porém, ainda se data definida. Recentemente, o secretário Antenor Figueiredo disse ao Olhar Direto que “fizemos um jogo e determinamos as regras. Mas estou percebendo que as faixas exclusivas estão com muitos carros. Estou preparando uma fiscalização física dos agentes nos corredores de ônibus. As empresas estão reclamando que está aumentando o tempo de viagem porque os condutores estão desrespeitando a legislação”.
 
Em julho, o prefeito Emanuel Pinheiro suspendeu a aplicação de multas por meio do sistema de videomonitoramento e disse que não quer “sacanagem” com o povo cuiabano. Um dia antes da implantação do sistema, o gestor voltou atrás na decisão sob a justificativa de que a população ainda não estaria devidamente orientada.
 
O sistema também está sendo utilizado para multar caminhões pesados no Centro de Cuiabá: “Não se admite falar que não foi avisado. Tivemos o cuidado de colocar placas e informativos em todas as entradas da cidade. Estão achando que não estamos vendo, mas estamos vendo sim”.
 
Cuiabá conta com 12,5 quilômetros de faixa exclusiva nas principais avenidas da cidade, são elas: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).
 
Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.
 
Os veículos de transporte individual de passageiros (táxis), ambulâncias e motos estão autorizados a circular pelas faixas que até então eram exclusivas para os ônibus no município de Cuiabá. A lei nº 6.236 foi promulgada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Justino Malheiros (PV). Os condutores que foram multados através do videomonitoramento terão as notificações arquivadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet