Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

Apontou soluções

Semáforo em ‘ponto da morte’ na Miguel Sutil potencializa risco de acidente, avalia delegado

Foto: Rogério Durore/Olhar Direto

Semáforo em ‘ponto da morte’ na Miguel Sutil potencializa risco de acidente, avalia delegado
“O semáforo naquele ponto potencializa o risco de acidente, porque os veículos estão em alta velocidade”. Essa é a avalição do delegado Christian Cabral, titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), sobre um dos pontos considerados de maior preocupação na avenida Miguel Sutil (em frente ao Comper, próximo ao viaduto da Rodoviária), que já vitimou várias pessoas. Christian ainda apontou duas soluções que seriam benéficas para a redução dos índices: “faixa de pedestre elevada ou um radar de velocidade”.

Leia mais:
Idosa morre após ser atropelada por Corolla na avenida Miguel Sutil; fotos
 
“Nós da Deletran acreditamos que ali tem que ter uma melhoria. Que seja uma faixa de pedestre elevada ou um radar de velocidade. O semáforo ali não é a providência adequada, justamente por conta da engenharia e estrutura da via, que é no fim de dois aclives. Quando o semáforo fecha, é difícil os veículos pararem com segurança”, explicou o delegado em entrevista ao Olhar Direto.
 
Para o delegado, o semáforo naquele ponto potencializa o risco de acidente, porque leva um tempo para que os veículos que estão em alta velocidade, fiquem imobilizados, possibilitando assim a passagem dos pedestres.
 
Porém, ele lembra também que o pedestre precisa ficar atento e afirma que é “importante sempre reforçar para o pedestre: atravesse sempre na faixa e aguarde que o veículo pare. O pedestre tem preferência e não exclusividade de passagem. As vezes ele acha que tem essa exclusividade, coloca o pé na faixa e vai embora, o que acaba causando os acidentes. O veículo tem um tempo para ser imobilizado com segurança”.
 
O último acidente que tirou a vida de uma pessoa naquele trecho aconteceu com idosa de 71 anos, identificada como Valerie Lentch Pawlina. Ela morreu no dia 03 de dezembro, por volta das 21 horas, após ser atropelada por um Toyota Corolla, na avenida Miguel Sutil, em frente ao Comper, em Cuiabá. A vítima estaria atravessando fora da faixa.
 
Segundo as informações preliminares, a idosa teria ido jantar na casa do filho e parou para comprar pão no mercado. Quando atravessava a avenida, acabou atingida pelo Corolla. O impactou foi tão grande que a vítima foi arremessada.
 
O Toyota Corolla teve a parte dianteira completamente danificada. O próprio motorista, que se identificou como Willian, contou ao Olhar Direto, na cena do acidente, que tudo aconteceu muito rápido. "Eu estava vindo sentido Coxipó, a senhora acabou atravessando fora da faixa e acabou colidindo contra o meu carro. Foi questão de segundos, atravessou a uns 70 metros da faixa"
 
Sobre o caso, o delegado comenta que “neste ponto, tínhamos um problema sério de segurança viária. A via registra um índice muito alto de acidentes. Naquela data, havia um agravante que era uma obra sendo feita no canteiro central, que era uma verdadeira corrida de obstáculos para os pedestres. Aguardamos a perícia dizer se isso pode ter contribuído para o acidente”
 
“De qualquer forma, a pedestre estava atravessando fora da faixa e a travessia foi antes do semáforo. Apesar de estarmos estudando a culpabilidade do condutor, a responsabilidade preponderante é da pedestre. Foi isso que contribuiu de maneira mais significativa. Este acidente foi emblemático, porque depois dele a sinalização foi melhorada e o canteiro arrumado”, finalizou.
 
Em maio do ano passado, o motorista de uma picape (Saveiro), que não foi identificado, escapou ileso de um grave acidente durante a madrugada, neste mesmo trecho. O veículo atingiu um poste, que evitou que ele despencasse em um barranco de pelo menos cinco metros de altura.
 
Em outubro de 2016, o radialista da Rádio Cultura, Ademir Rodrigues, morreu após ser atropelado por um carro Fiat Uno na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Segundo as primeiras informações, a vítima estaria atravessando a via quando foi atingida. O homem de 65 anos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet