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Quinta-feira, 16 de maio de 2024

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INFRAESTRUTURA

Taques promete rodovia projetada por Fagundes para encurtar em até 30 km ligação até Chapada

Foto: Christiano Antonucci Santoro / GCom-MT

Pedro Taques anunciou  que governo do Estado retomará as obras da MT-020, ligando Chapada aos distritos de Água Fria e João Carro

Pedro Taques anunciou que governo do Estado retomará as obras da MT-020, ligando Chapada aos distritos de Água Fria e João Carro

Rivalidade política a parte, o governador  José Pedro Taques (PSDB) anunciou que vai levar adiante o projeto de construção da MT-030, ligando Cuiabá a Chapada dos Guimarães, originalmente planejada pelo senador Wellington Fagundes (PR), na década passada. A nova rodovia encurta de 25 a 30 quilômetros a distância da Capital até a principal cidade turística de Mato Grosso, dependendo do projeto executivo.

 
A expectativa é de que as obras tenham início ainda este ano. “O senador Wellington tem razão. Temos que fazer a MT-030 mesmo, a partir da Avenida Dante de Oliveira [antiga Avenida dos Trabalhadores], passando pela Ponte de Ferro, subindo até perto do Mirante. A rodovia vai diminuir mais de 25 quilômetros de Cuiabá até Chapada”, argumentou Taques.

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O chefe do Poder Executivo avalia que a MT-030 tem condições de ser o novo Cartão Postal de Mato Grosso. Ele também prometeu lançar a ordem de serviço para a construção de nove quilômetros de asfalto da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) até o Coxipó do Ouro. “É por merecimento. É onde nasceu Cuiabá: Coxipó do Ouro. São nove quilômetros [de asfalto] e a licitação está em andamento. Em breve, vamos dar a ordem de serviço para o asfalto da Rodovia Emanuel até o Coxipó do Ouro”, citou Taques.
 
“Do Coxipó do Ouro será possível pavimentar até a Ponte de Ferro, para chegar até à MT-030. Vamos dar lazer ao cidadão que mais precisa”, citou chefe do Poder Executivo, ao lado da prefeita Thelma de Oliveira (PSDB), de Chapada; do senador Wellington Fagundes, e do ex-senador Jayme Campos.
 
Em março, o governo do Estado retoma as obras da MT-020, ligando Chapada aos distritos de Água Fria e João Carro. O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte Monteiro, explicou que já foram construídos 23 quilômetros, do total de 46 quilômetros. “Vamos concluir os outros 23 quilômetros, sacramentando a ligação da Rodovia Emanuel Pinheiro [desde a Aldeia Velha] até a Água Fria”, afirmou o governador.
 
Pedro Taques também prometeu ajudar na reconstrução da Maternidade Municipal e na reforma da Praça Nossa Senhora de Santana. “Tenho quatro sobrinhos que nasceram aqui. Vamos fazer com que as crianças nasçam em Chapada dos Guimarães.  E vamos reformar a Praça Nossa Senhora de Santana, para se tornar o cartão postal da cidade”, emendou Taques.
 
Projeto da MT-030

Desde o ano passado, a Sinfra está negociando com a empresa que ganhou a licitação, no valor de R$ 50 milhões, para construir a MT-030. Mato Grosso possui parte da verba assegurada, mas ainda faltam se tornar realidade os recursos aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para serem liberados por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
 
Wellington Fagundes e o ex-deptuado e ex-prefeito Otaviano Pivetta, de Lucas do Rio Verde, disputam a ‘paternidade’ da MT-030. O projeto original foi apresentado pelo então deputado Otaviano Pivetta, em 2008, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
 
Na atual legislatura, o autor do projeto da MT-030 é o deputado estadual Nininho Ondanir Bortolini (PSD) apresentou projeto de lei em que cria a MT-030, tendo o deptuado Guilherme Maluf (PSDB) como co-autor,  para acelerar a sua construção. “Não tem uma obra mais importante ligada ao turismo e à segurança nas estradas do que essa rota alternativa pela MT-030, uma vez que é impraticável a duplicação da MT-251 por conta dos altos investimentos e de impactos ambientais”, justificou Nininho, recentemente.
 
Atualmente, a rota entre Cuiabá e Chapada é pela Rodovia Emanuel Pinheiro, que atravessa o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e é um atrativo turístico, com belas vista dos abismos e paredões. A MT-251 ficaria para o turismo contemplativo, já que várias tentativas de duplicação do trecho que corta o parque ficou apenas com um sonho antigo da população que visita a cidade e nunca saiu do papel, por causa do   alto custo e  ambientais.
 
Já a MT-030 teria como principal vantagem, além de reduzir distância, passar fora do parque. Isso facilita a obtenção de licenças ambientais e reduz o custo da obra, já que a passagem pelos despenhadeiros exige que a estrada tenha estrutura mais reforçada.
 
Do ponto de vista do agronegócio, a MT-030 tende a  ser uma alternativa para o transporte de cargas entre Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Primavera do Leste, já que é proibido o tráfego de caminhões pesados, pela MT-251.  
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