Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

estragos

Chuva derruba residência, rompe tubulação e alaga casas em Cuiabá e Várzea Grande; Fotos e vídeo!

Foto: Corpo de Bombeiros MT

Chuva derruba residência, rompe tubulação e alaga casas em Cuiabá e Várzea Grande;  Fotos e vídeo!
Duas graves ocorrências por causa das fortes chuvas da madrugada deste sábado (27) assustaram os moradores de Cuiabá. Em uma delas, na divisa entre os bairros Porto e Goiabeiras, uma casa desmoronou com duas mulheres – mãe e filha – dentro. Em outra, na Rua Rui Barbosa, uma parte da tubulação de drenagem existente na via se rompeu, causando a erosão do solo. Além da grande quantidade de água, o tipo de material e o longo período de existência da rede pluvial no local, foram fatores que contribuíram para a ruptura.


Leia também:
​Rodovia é interditada após desmoronamento provocado por chuvas

De acordo com informações do Tenente Barros, do Corpo de Bombeiros, na casa que desmoronou havia duas pessoas, que não chegaram a se ferir. “O corpo de bombeiros fez o atendimento na madrugada e por volta das 12:00 retornou no local para drenar a água que estava no quintal da residência”, explicou o Tenente. Segundo ele, este foi o único chamado para a Defesa Civil.

Segundo a assessorial da Prefeitura de Cuiabá, a residência fica na Rua Cel. Benedito Leite, e foi construída há mais de 50 anos. Coronel Paulo Wolkmer, diretor de Proteção e Defesa Civil do Município, explicou que a casa estava construída abaixo do nível da rua e ainda possuía uma estrutura de ferragem muito precária, o que foi suficiente para que a edificação alagasse e não suportasse o volume de água. O terreno atingido possuía duas casas, sendo que a segunda passará por uma avaliação técnica que determinará se a moradia ainda possui condições de permanecer habitada.

“Foi uma chuva acima de 50 milímetros, em um período de sete horas ininterrupto, o que é considerada uma quantidade elevada. Infelizmente tivemos essas situações, mas em menos de uma hora já estávamos todos mobilizados para devolver, dentro daquilo que fosse possível, a normalidade para a região. Desde o primeiro momento o prefeito Emanuel Pinheiro deu a ordem para que fizéssemos o que fosse preciso para apoiar a comunidade. Conversamos com os secretários de Obras e de Serviços Urbanos, para que na segunda-feira (29) uma equipe possa atuar na remoção de todo entulho da casa que desmoronou. O prefeito tem esse mote de trabalhar de forma humanizada e nós estamos seguindo essa bandeira”, contou Wolkmer.

No caso da Rua que foi alagada, por sua vez, a Prefeitura explicou que com o objetivo de evitar qualquer tipo de dano, a via foi prontamente interditada no trecho que compreende o cruzamento com a Av. Sen. Metelo até o entroncamento com a Rua Manoel Cavalcante Proença.

Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros 

“A rua tem seu sistema de drenagem composto por tubos. É uma tubulação antiga, com mais de 40 anos e, por ser um material metálico, ao longo do tempo essa tubulação vai sofrendo um processo de corrosão, o que acaba ocasionando a erosão da pista. Já iniciamos na parte superior da via a troca de 70 metros dessa estrutura, por aduelas de concreto de 2,5 x 2,5. Vamos estudar outros pontos que estão suscetíveis a passar por esse mesmo problema e, a partir desse levantamento, montar um cronograma de trabalho que atenda essa demanda de maneira ágil e eficiente” explicou o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.    

Em Várzea Grande, a situação não foi diferente. No bairro Nova Aliança, em Várzea Grande, moradores registraram o alagamento nas ruas e nas casas. Veja o vídeo de Gabriele Campos, gravado na tarde deste sábado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet