Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Fiscalização pesada

Cuiabá terá blitz da ‘Lei Seca’ e equipamento leitor de placas em todos os dias do Carnaval

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cuiabá terá blitz da ‘Lei Seca’ e equipamento leitor de placas em todos os dias do Carnaval
O Governo de Mato Grosso informou que as forças de segurança farão blitz da ‘Operação Lei Seca’ em todos os dias do carnaval, começando a partir da noite desta sexta-feira (09), em Cuiabá. Os municípios do interior com grande concentração de pessoas também serão alvo das fiscalizações. Na capital mato-grossense, também será utilizado os OCR (leitores ópticos de caracteres), para verificar se os veículos estão em situação irregular.


Leia mais:
Blitz com leitor de placa pega um veículo irregular a cada 30 segundos em Cuiabá; fotos e vídeo
 
Barreiras e bloqueios policiais devem ser constantes durante todo o Carnaval. As operações Lei Seca serão diárias segundo o secretário de Segurança Pública (Sesp), Gustavo Garcia. Além disto, o leitor automático de placas [OCR] será utilizado para verificação das placas de veículos, possibilitando analisar se os automóveis com as placas filmadas são furtados, roubados ou irregulares.
 
Nos locais de maior aglomeração a segurança ainda será monitorada pelo Centro de Comando e Controle Móvel, utilizado na Copa do Mundo, além do helicóptero de Centro Integrado de Operações Aérea (Ciopaer).
 
O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia destaca que a estratégia tem como foco o reforço policial com o emprego de ações de conscientização e repressiva. “O foco é a prevenção primaria, por meio, da conscientização da sociedade com apelo de não beber se for dirigir e brincar o carnaval de forma responsável. A combinação de álcool e direção causa mortes”.
 
Além disto, também haverá reforço nos plantões da Polícia Civil e nas cidades onde não há delegacias. Em Acorizal, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, será montada uma equipe com delegado, escrivão e investigador que irão lavrar os fragrantes no local, facilitando o trabalho da PM sem precisar descolar as pessoas detidas.
 
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, frisa que foi realizado um planejamento técnico, tático e operacional para empregar o policiamento ostensivo. Ele cita que os policiais em serviços administrativos no Comando Geral, cerca de 160, também somam a tropa na rua.
 
O diretor do Detran, Thiago França destaca a integração é mais do que necessária, ela é imprescindível. Ele cita a entrega dos etilômetros que representam fortalecimento da integração e a consolidação do projeto Operação Lei Seca. O que a lei seca proíbe, não é o consumo de álcool, mas sim a combinação perigosa de álcool e volante.
 
“Nosso trabalho são em duas frentes, a primeira são as ações de conscientização, onde estaremos orientando, abordando e sensibilizando os condutores a uma postura diferenciada no trânsito. A segunda são as ações de fiscalização da operação Lei Seca”, disse Thiago França.
 
Os números das ocorrências registradas durante a Operação Integrada Carnaval Seguro, serão divulgados na quinta-feira (15.02), na Secretaria de Segurança Pública - Sala Multiuso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet