Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CPI DO PALETÓ

​“Ele sabe que se mudar a versão ele volta para a cadeia”, diz vereador sobre depoimento de Silval

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

​“Ele sabe que se mudar a versão ele volta para a cadeia”, diz vereador sobre depoimento de Silval
Os vereadores Paulo Araújo (PP) e Renivaldo Nascimento (PSDB), membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o suposto recebimento de propina por parte do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) enquanto era deputado durante o governo de Silval Barbosa, não acreditam que o ex-governador, que será ouvido hoje na CPI do Paletó, mudará algo em seu depoimento. Se ele o fizer irá perder o acordo de delação premiada e voltará para a cadeia.


Leia mais:
Na véspera de depoimento de Silval, Emanuel diz que espera que verdade venha à tona
 
De acordo com o vereador Paulo Araújo, o depoimento de Silval nesta sexta-feira (23) não deve trazer novas informações sobre o caso.

“Eu não acredito que possa mudar alguma coisa, ele tem ciência e consciência, está bem orientado pelos advogados que se ele falar a verdade ou mudar o seu depoimento, sua delação, ele volta para a cadeia, ele vai confirmar o que ele já disse e nós já temos conhecimento de tudo o que ele disse”, disse Araújo.

O vereador Renivaldo Nascimento também não acredita que o ex-governador fará alguma mudança em seu depoimento e disse que ele só será ouvido para cumprir o protocolo.

“Ele não pode mudar, aquilo que ele disse na delação nós já sabemos, não acredito que trará novas informações, mas se trouxer ele voltará para a cadeia. Será ouvido é para cumprir o protocolo”, afirmou.

O vereador Paulo Araújo também disse que há indícios, pelos depoimentos dos que já foram ouvidos, que há uma relação comercial do grupo do ex-governador Silval com compras de pesquisas. O ex-chefe de gabinete da gestão Silval Barbosa, Silvio César, confirmou que o grupo realizava contratações de pesquisas eleitorais, mas não soube dizer quantas. No entanto, ele reafirma que não acredita que o depoimento de Silval possa trazer novas informações.

Depoimento de Silvio César
 
Em seu depoimento, na manhã do dia 16, à ‘CPI do Paletó’, no Plenário da Câmara de Cuiabá, o ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Silvio César, afirmou que o dinheiro que Emanuel Pinheiro recebe, em vídeo gravado por ele, seria de propina referente ao 'MT Integrado'. Além disto, garantiu que todos os deputados estaduais – que aparecem pegando as notas - sabiam que o dinheiro era ilegal.
 
Em sua delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, Silvio César afirmou que fazia à mando do ex-governado pagamentos de um ‘mensalinho’ a deputados para garantir a ‘governabilidade’.
 
O ex-braço direito de Silval também apresentou vídeos com vários deputados recebendo os pagamentos. O prefeito Emanuel Pinheiro é um dos políticos que foi flagrado pela câmera recebendo uma grande quantidade de dinheiro e os colocando em seu paletó, referência que foi dada ao nome da CPI.

Outro lado

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que espera que o depoimento de Silval Barbosa possa ajudar a elucidar o caso, no entanto não espera que o ex-governador faça alterações em seu depoimento.

“Não vai ser diferente do que ele falou na delação, certo? Não vai ser, até porque não pode ser, senão ele pode se comprometer. Isso vocês sabem. Eu espero que possa contribuir para clarear cada vez mais, que a verdade venha à tona, mostrando que Emanuel Pinheiro não tem nada a ver com isso, e que na Justiça, que é Fórum competente, vamos provar na nossa inocência”.

De acordo com ele, o dinheiro que recebeu e colocou no paletó seria de uma dívida de pesquisa do delator com seu irmão, que se arrastava desde 2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet