Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Notícias / Educação

Deputados votam nesta terça projeto que cria a Federal de Rondonópolis

Da Redação - Vinicius Mendes

26 Fev 2018 - 15:50

Foto: Reprodução

Deputados votam nesta terça projeto que cria a Federal de Rondonópolis
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado Federal divulgou nesta segunda-feira, 26, a pauta de projetos a serem votados na reunião ordinária programada para esta terça-feira. No primeiro item, está o projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A matéria será relatada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), em sessão que começa às 11h30 – horário de Brasília, e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Senado.
 
Leia mais:
Após dez anos, Câmara aprova criação da 'Universidade Federal de Rondonópolis'

Inicialmente, a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, após grande esforço da bancada federal de Mato Grosso. Aprovada pela Comissão de Educação do Senado, o projeto será enviado a plenário. Wellington anunciou que pedirá o encaminhamento em regime de urgência, com a matéria podendo ser apreciada ainda na sessão desta terça-feira, 27. Concluído o processo legislativo, o projeto vai à sanção do presidente da República.
 
 "A criação dessa universidade representa mais que a independência em relação à direção central da UFMT. Além de permitir autonomia orçamentária, o que estamos vislumbrando é, sem dúvidas, um grande avanço na realização de pesquisas, prioritariamente voltadas para o  desenvolvimento agrícola, além da discussão e planejamento de novos cursos, incluindo os voltados para a pequena produção agropastoril" – frisou o senador republicano. 
 
A luta pela emancipação do campus começou há 10 anos e envolve toda a sociedade local. Criada em 1976, a Federal de Rondonópolis conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.
 
O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Administração, Ciências Contábeis, Economia, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação e Administração (modalidade EAD).
 
Além disso, a universidade possui atualmente três cursos de mestrado e um de doutorado e duas residências multiprofissionais em Saúde (Saúde da Família e Saúde do Adulto/Idoso). Ao todo, o campus conta com 300 professores e atende mais de 5 mil alunos.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ELIBERTO
    26 Fev 2018 às 20:14

    Acredito ser extremamente importante a criação da Universidade Federal de Rondonopolis neste momento, vez que trata-se da segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso sendo também um importante pólo de desenvolvimento agro-industrial numa região de aproximadamente 20 municípios. Ademais, irá com certeza proporcionar que muitos jovens possam concluir seus estudos mais próximos de seus familiares, digo isso porque sou nascido na região mas precisamente na cidade de Pedra Preta, onde há 30 anos atrás tive que abandonar minha cidade em busca de adquirir conhecimento, muito embora agradeço todos os dias a cidade de Cuiabá, onde tive a oportunidade de estudar e crescer como pessoa, como profissional e como pai de família. fica aqui o registro.

Sitevip Internet