Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sistema de NF-e é desenvolvido por empresa de tecnologia de Mato Grosso

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é hoje o principal pilar do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Em Mato Grosso, atualmente, 4.607 empresas utilizam a sistemática eletrônica na documentação das operações tributadas pelo Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), entre obrigadas e voluntárias, sendo o Estado líder nacional em número de empresas emissoras da NF-e, de acordo com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT).


Antenada com a nova realidade tributária que inclui emissão, recebimento e transporte de notas fiscais, e com o intuito de atender a essa necessidade, a empresa de tecnologia da informação, genuinamente mato-grossense, Simetrya Tecnologia da Informação, desenvolveu o Sistema de Gerenciamento de Notas Fiscais Eletrônicas, o Simetrya NF-e Light.

Ideal para empresas de pequeno e médio porte o produto possui a particularidade de ser mais robusto, ou seja, dispõe de maior capacidade de se comunicar com o sistema da Sefaz e de armazenamento e segurança das Notas Fiscais Eletrônicas. Uma característica importante é a possibilidade da empresa emissora escolher entre realizar a digitação da NF-e diretamente no sistema, ou integrar com o seu sistema de gestão. Nesta última opção a busca pelo arquivo de integração é feita de forma automática, não sendo necessária a intervenção do usuário.

Segundo o diretor Executivo da Simetrya, Sandro Brandão, a empresa desenvolveu o software após constatar que os usuários da NF-e necessitavam de um produto que pudesse melhor assegurar os requisitos de segurança, desempenho, facilidade de customização e com suporte mais adequado. “Lançamos um software mais robusto com soluções mais simples e custo reduzido”, avaliou.

SIMETRYA NF-e LIGHT

Apesar de ser um produto mais simples, ele conta com todos os requisitos de agilidade, desempenho, segurança e conformidade com a Legislação. Inclusive, conta com assistência de suporte 24 horas, para o caso de falhas ou sistemas fora do ar e realiza o gerenciamento de impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) em contingência.

Faz o gerenciamento centralizado das informações em uma única base de dados, mesmo que a emissão da NF-e seja realizada em diversos pontos dentro da empresa. Esse gerenciamento permite o controle único de numeração da NF-e e o controle centralizado da assinatura digital, além de possibilitar mais de um usuário operacionalizando o sistema e monitorando a situação das NF-e.

Para empresas de grande porte a Simetrya oferece o software Simetrya NF-e, que já está bem consolidado e sendo utilizado por diversos clientes desde o início da obrigatoriedade da emissão em abril de 2008. Já ao segmento de transporte de cargas, que a partir de 1º de outubro inicia a obrigatoriedade de emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), a empresa de tecnologia da informação lançou um software exclusivo para emissão do CT-e, o Simetrya CT-e.

Como explica Sandro Brandão, no caso do CT-e, não foi disponibilizado nenhum sistema gratuito aos usuários, cada transportadora terá de aderir ao software de sua escolha, e a Simetrya já está pronta para atendê-los.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet