Olhar Direto

Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Ponto turístico

Com erosões, Mirante será revitalizado, contará com estacionamento, passarelas e terá visitação gratuita; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com erosões, Mirante será revitalizado, contará com estacionamento, passarelas e terá visitação gratuita;  fotos
O Mirante, um dos principais pontos turísticos de Chapada dos Guimarães, deverá ser revitalizado pelo Governo do Estado. O projeto começou a dar os primeiros passos neste ano, com o decreto de desapropriação da área assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB) para a exploração comercial do local, que deverá contar com estacionamento, passarelas e que terá entrada gratuita.


Leia mais:
Governador decreta desapropriação da área do mirante para exploração comercial
 
“É um primeiro passo para a desapropriação que nós demos. Agora, vamos fazer uma avaliação da área para poder fazer o pagamento aos proprietários. Será feito um estudo, para avaliar a área e depois depositar. Vamos tentar da melhor forma conduzir para que isto ocorra tranquilamente”, explicou ao Olhar Direto o secretário de Turismo, Luiz Carlos Nigro.
 
Nigro ainda explica que um estudo geológico da área foi feito por dois professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialistas no tema: “Ali é a bacia de águas do Mirante. Quando chove, a água de toda aquela região, tem influência ali. Ela vai para um determinado lugar, por isso está causando as erosões. No estudo, já foi feito um projeto do que pode construir e em que local”.
 
O problema das erosões é grave no Mirante. A reportagem do Olhar Direto esteve no local na última semana e constatou que as crateras têm aumentado significativamente. A entrada ao local foi dificultada, mas o acesso continua fácil para as pessoas que pretendem desfrutar da estupenda vista proporcionada.
 
“Teremos estacionamento e passarelas. Porém, ainda não há projeto executivo, apenas um esboço feito pelos professores dizendo o que pode fazer e onde. A visitação será gratuita. A intenção é revitalizar aquele ponto, é uma área particular ainda, não podemos interferir. A primeira coisa a ser feita, quando possível será a contenção das erosões”, finalizou Nigro.
 
De acordo com o decreto a área a ser desapropriada tem uma extensão de 368.634,060 m². A ação tem como objetivo a promoção e o incentivo ao turismo. Agora o Governo do Estado deve realizar obras no local, para deixá-lo apropriado à visitação turística e também para a exploração comercial.
 
Agora cabe ao Instituto de Terras de Mato Grosso avaliar o valor da indenização ao antigo proprietário. A assessoria da Secretaria Adjunta de Turismo, ligada à Sedec afirmou que o projeto para o Mirante já está pronto, sendo necessária a Licença Ambiental da Secretaria Ambiental de Meio Ambiente (Sema). A assessoria também disse que o projeto prevê toda a recuperação da área degradada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet