Olhar Direto

Terça-feira, 13 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

HÁ MAIS DE 40 DIAS

Famílias abrigadas em ginásio após despejo dizem que vivem em péssimas condições e cobram soluções

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Famílias abrigadas em ginásio após despejo dizem que vivem em péssimas condições e cobram soluções
As 34 famílias que foram abrigadas no Ginásio do Quilombo, em Cuiabá, após serem despejados de suas casas na região do Altos do Coxipó e também do Sucuri disseam que têm vivido em péssimas condições. Eles cobras as promessas da Prefeitura de Cuiabá, que teria os afirmado que receberiam casas do projeto Minha Casa Minha Vida. A Prefeitura, porém, negou que prometeu casa, mas que prepara uma área para que as famílias possam se mudar.


Leia mais:
Pescadores foram despejados porque prefeitura não pagava aluguel há 11 anos; veja fotos
 
De acordo com Viviane Cardoso Ferreira, uma das mãe que tem se abrigado no ginásio, cerca de 200 pessoas foram retiradas do Altos Coxipó, pois o local que moravam era uma Área de Proteção Permanente (APP). Várias destas pessoas procuraram familiares. O restante teve que ser abrigado no ginásio.

“No dia disseram para a gente sair da área, porque era uma APP. A gente teria 1h30 para retirar nossas coisas porque eles iriam derrubar as casas. Aí a gente perguntou para onde iríamos então e eles disseram que no ginásio só poderiam vir sete famílias, mas a gente disse que se não viesse todo mundo que precisa não ia vir ninguém, aí eles deixaram”, disse Viviane.

Os moradores foram despejados no último dia 31 de janeiro. No total, do Altos do Coxipó, 31 famílias estão se abrigando no ginásio. Viviane contou que as condições de moradia no local são precárias. Eles precisaram puxar fios de energia para conseguirem utilizar os eletrodomésticos, além dos poucos banheiros para todos, mas disse que a prefeitura tem ajudado com alimentação.

“E é horrível morar aqui, quando chove molha por causa da abertura no teto, por exemplo. De comida a Prefeitura manda duas marmitas por dia, no almoço e na janta, mas teve uma vez que cortaram e ficou um dia e meio sem vir. A assistência social mandou sacolão estes dias, mas também temos pedido ajuda”.

Gonçalo José de Sales, um dos moradores da região do Sucuri que também se abrigam no ginásio desde 9 de janeiro, disse que já se reuniram com a prefeitura, que a princípio teria lhes prometido casa, mas agora oferece terrenos.

“O secretário havia falado que iria nos encaixar nas casas do Minha Casa Minha Vida, só que depois desta reunião ele mudou e falou que iria nos dar um terreno, sem casa nem nada, e nós não aceitamos, porque nós não temos condição de construir e nem mesmo de sair daqui para irmos nos instalar lá sem nada, para morar ao relento”.

As famílias disseram que precisam de doações de comida, fraldas e outros produtos de higiene. Os itens podem ser entregados a eles no ginásio.

Outro lado

A Prefeitura de Cuiabá afirmou que tem acompanhado a situação destas famílias, que já fez o levantamento de cada caso e perfil, mas ainda estuda uma maneira de inseri-las nos programas habitacionais. A assessoria negou que teriam sido prometidas casas aos moradores, mas afirmou que devem ser amparados.

Por meio de uma nota, a Prefeitura ainda disse que as famílias receberão lotes, na região do Altos da Serra II já regularizados pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, e que no local ainda estão sendo executados os serviços de pavimentação, saneamento e também instalação de sistema de água e energia.

Leia a nota na íntegra:
 
Sobre as 34 famílias abrigadas no Ginásio do Quilombo, oriundas da ação de reintegração de posse da região do Altos do Coxipó e Sucuri, a Prefeitura de Cuiabá  pontua  que:
 
1 - Prezando sempre pelo bem-estar social, buscando equalizar a inclusão social para atender de maneira digna toda a população cuiabana, o prefeito Emanuel Pinheiro criou uma força-tarefa voltada para atender essas famílias.  A ação é formada por um projeto habitacional de urgência, onde serão contempladas com um lote para a construção de suas residências.
 
2 - As famílias receberão estes lotes já regularizados pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.  Essa seria uma das medidas de urgência para atender às necessidades destas famílias.
 
3 – A previsão é que a área de contemplação seja na região do Altos da Serra II, onde já está sendo executado os serviços de pavimentação, saneamento e também instalação de sistema de água e energia.
 
4 – A Prefeitura de Cuiabá também esclarece que levou o projeto ao conhecimento de todas as famílias e que a maioria concordou com a medida. A reunião aconteceu na última sexta-feira (2).
 
5 - Seguindo isso, a prefeitura ainda pontua que a retirada das famílias do ginásio será realizada de maneira paulatina, de acordo com a liberação dos lotes, e que esta gestão não usa de violência em suas ações, sempre buscando a prática do diálogo, respeitando o principio da dignidade humana.
 
6 – Estas famílias recebem regularmente  -  desde que foram abrigadas no local - duas refeições por dia (almoço e janta). Além das refeições, a Secretaria de Assistência vem fazendo o acompanhamento destas, incluindo-as no Cadastro Único (CadÚnico) para que sejam inseridas nos programas sociais do governo federal.
 
7 - Em nenhum momento, desde que estas famílias foram abrigadas no ginásio, a Prefeitura de Cuiabá ofertou casas a elas.  Reiteramos que o município está atendendo-as sempre com presteza e oferecendo o que hoje esta disponível.
 
 
Cuiabá, 16 de março de 2018.
 
Prefeitura de Cuiabá
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet