Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

APÓS REVISTA

Presos iniciam motim na Penitenciária Central do Estado e deixam um morto

Foto: Reprodução

Presos iniciam motim na Penitenciária Central do Estado e deixam um morto
Presos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, iniciaram um motim na tarde desta terça-feira (20) e um acabou morto. Tudo já foi controlado. O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto José Freitas da Silva, está no local. Ainda não foi confirmado o motivo ou quem seria o preso morto. Uma equipe da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) já foi encaminhada ao local.


Leia mais:
Detentos iniciam motim em presídio e três ficam feridos

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) o princípio de motim aconteceu agora no início da tarde, mas já foi controlado. Equipes da Sejudh, incluindo o secretário Fausto José Freitas da Silva, se direcionaram ao local para cuidar do problema. A assessoria da Sejudh, no entanto, não confirmou a motivação dos presos nem se houve uma morte.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), confirmou que uma equipe do plantão da criminalística foi acionada, mas o Instituto Médico Legal (IML) ainda não. Uma equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já foi encaminhada para cuidar do caso.

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen) afirmou que houve um morto e suspeita que o motivo do motim seria por causa de uma revista que foi realizada hoje pela manhã.

Nesta revista os agentes penitenciários encontraram: 78 parelhos de celular, 290 trouxinha de maconha, 5 facas artesanais, 15 xuxos (arma artesanal), 18 fones de ouvido, 1,6kg de cocaína, 2,74kg de outros entorpecentes e 30 carregadores de celular.

Veja nota da Sejudh:
 

"A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informa que houve um motim no início da tarde desta terça-feira (20.03) nos raios 3 e 4 da Penitenciária Central de Cuiabá (PCE), onde estão custodiados aproximadamente 850 presos. O motim foi imediatamente controlado pela equipe de contenção da unidade.

O movimento dos apenados se iniciou em protesto às ações de revista realizadas nos raios da penitenciária na manhã de hoje. Foram acionadas equipes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (SOE), além de apoio do corpo de agentes da unidade para controlar o motim.

O motim ocasionou a morte do custodiado Jesuíno Cândido da Cruz Júnior, 28 anos, do Raio 3, que foi transferido da cadeia pública de Várzea Grande para a PCE em outubro de 2017. Ele cumpria pena por tráfico de entorpecentes e roubo.

Foram acionadas equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para a liberação do corpo e iniciar investigação, e da Politec para procedimento de medicina legal. Somente laudo do IML determinará a causa da morte. Quatro presos feridos passaram por atendimento médico na área de saúde da unidade."

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet