Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

NOVA CRISE

Secretário-geral do PSB nega saída de Valtenir e revela descontentamento com nacional

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário-geral do PSB nega saída de Valtenir e revela descontentamento com nacional
Uma nova crise está tomando conta do Partido Socialista Brasileiro em Mato Grosso e, o atual presidente da legenda, deputado federal Valtenir Pereira, é quem protagoniza o conflito mais uma vez. Em meio aos rumores de que Valtenir voltaria para o MDB, o secretário-geral do PSB, Milton Simplício, emitiu nota revelando um “descontentamento” com a direção nacional do partido e garantindo que a sigla em Mato Grosso segue sob o comando do deputado.


Leia mais:
Max Russi e Suelme assumem controle do PSB e garantem apoio a Pedro Taques

“Apesar do descontentamento com a forma com que a direção nacional vem conduzindo o processo de discussão de alianças visando as eleições deste ano - uma vez que em Mato Grosso a direção estadual defende a postura de oposição ao atual Governo -, reforçamos nosso compromisso com a militância do PSB-MT e a sociedade mato-grossense e o intuito de contribuir com o processo democrático”, diz trecho da nota.

O deputado estadual Max Russi (PSB), um dos poucos que permaneceu no partido após a debandada do grupo de Mauro Mendes (DEM) e Eduardo Botelho (DEM), afirmou em entrevista ao Olhar Direto que foi procurado pelo presidente Carlos Siqueira, do Diretório Nacional do PSB, para que pudesse “reorganizar o partido em Mato Grosso”.

“Nunca fechamos a porta. Então, eu e o Suelme [Evangelista, secretário de Estado de Agricultura Familiar] estivemos com o presidente Carlinhos Siqueira, hoje. Vamos reorganizar o partido em Mato Grosso e assumir a direção. Siqueira foi quem nos procurou. Serei o presidente e o Suelme o secretário-geral”, explicou Russi.

Valtenir, que deixou o PSB em 2013, voltou para o partido também a convite de Carlos Siqueira, o mesmo que dissolveu a executiva estadual que era comandada pelo deputado federal Fabio Garcia e todo o grupo reunido por Mauro Mendes, Eduardo Botelho, Oscar Bezerra, Max Russi e Mauro Savi, entre outros. Antes disso, ele passou ainda pelo Pros, PT, Partido da Mulher e PMDB.

Ao voltar para o PSB, em junho do ano passado, o deputado causou alvoroço e provocou a saída em massa dos destituídos por Siqueira, que levaram consigo ainda uma série de prefeitos.

No mês passado, o presidente do MDB em Mato Grosso, deputado federal Carlos Bezerra, confirmou a filiação de Valtenir no partido e disse que ele iria tentar a reeleição pela sigla. Na época, Bezerra declarou que o retorno era uma “decisão pessoal” do deputado.

Na ocasião, por meio de nota, Valtenir disse que teria sido “convidado por Bezerra” e que, embora tenha se sentido lisonjeado com o convite estava à vontade no PSB e pretendia continuar no partido. A reportagem do Olhar Direto apurou que, apesar das sucessivas negativas, Valtenir vai mesmo retornar para o MDB.

Leia a íntegra da nota emitida por Simplício:

Diante das notícias veiculadas sobre a possível troca na direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Mato Grosso, esclarecemos que não há conversas nesse sentido e o diretório segue sob a presidência do deputado federal Valtenir Pereira, que está à frente do partido desde junho de 2017, quando recebeu a missão da direção nacional de reestruturar o PSB em Mato Grosso.

Apesar do descontentamento com a forma com que a direção nacional vem conduzindo o processo de discussão de alianças visando as eleições deste ano - uma vez que em Mato Grosso a direção estadual defende a postura de oposição ao atual Governo -, reforçamos nosso compromisso com a militância do PSB-MT e a sociedade mato-grossense e o intuito de contribuir com o processo democrático.

Reiteramos que independente da saída de membros da direção do PSB-MT, ou desfiliação dos mesmos, não há prerrogativas que assegurem a destituição do diretório por parte da direção nacional, visto que isso só seria possível caso o PSB fosse uma comissão provisória.

Esclarecido os fatos, seguimos em busca do diálogo contínuo e necessário para construção e consolidação do processo democrático.

Atenciosamente,

Milton Simplício
Secretário-Geral do PSB-MT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet