Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RUMO ÀS URNAS

Pedro Taques exonera 16 do primeiro escalão e comissionados para serem candidatos em 2018; veja lista

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Pedro Taques exonera 16 do primeiro escalão e comissionados para serem candidatos em 2018;   veja lista
O governador José Pedro Taques (PSDB) exonerou neste sábado (7) pelo menos 16 assessores do primeiro ao quarto escalão do governo de Mato Grosso. É o prazo final para desincompatibilização de cargos, por determinação da Lei Eleitoral 13.488/2017 (antiga 9.507/97), para os que desejam disputar mandato eletivo, em outubro deste ano. Nem todos os substitutos estão definidos e alguns vão ficarão temporariamente, até que Taques escolhe o novo titular.

 
Na antevéspera da data-limite, o vice-governador Carlos Fávaro, presidente regional do PSD, renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado da República por Mato Grosso. Ele estava há meses em rota de colisão com o chefe do Poder Executivo.
 
Leia mais:
– Selma diz que secretários de Taques tentaram aproximação, mas dispensa Executivo
 
– ‘População não entende ficar três anos junto e dizer que não presta’, diz Russi sobre Fávaro

– Pedro Taques aproveita vácuo 'deixado' por Mendes para se reaproximar de Jayme Campos
 
Em cumprimento ao prazo final para os secretários e outros ocupantes de cargos no governo se desincompatibilizarem, Taques exonerou os que desejam disputar as eleições. O prazo é de seis meses antes do pleito, marcado para o dia 7 de outubro.
 
Os deputados Wilson Santos (PSDB), secretário de Estado das Cidades, e Max Russi (PSB), chefe da Casa Civil, retornaram para a Assembleia Legislativa, para disputar a reeleição.
 
Os secretários Marco Aurélio Marrafon, de Educação; e Luiz Carlos Carlos Nigro, adjunto de Turismo, devem buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
 
Já os secretários Suelme Evangelista Fernandes, de Agricultura Familar; Carlos Avalone Júnior, de Desenvolvimento Econômico; Carlos Brito de Lima, adjunto da Casa Civil; e Leonardo de Oliveira, adjunto de Esporte e Lazer, devem buscar uma vaga na Assembleia.
 
Para continuar no staff de Pedro Taques, o secretário Domingos Sávio Parreira, de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), entregou seu pedido de desfiliação do Partido Social Democrático (PSD). Por enquanto, Domingos Sávio vai ficar sem filiação partidária, embora tenha convites do PPS e PSB.
 
Questão legal
 
Em outubro de 2018, os eleitores brasileiros vão eleger o presidente da República, os governadores de cada Estado, dois terços do Senado Federal, deputados federais, deputados estaduais e distritais. O primeiro turno do pleito está marcado para 7 de outubro, e o segundo turno, se houver, para 28 de outubro.
 
Com as modificações feitas pela reforma eleitoral do ano passado (Lei  13.488/2017), todos os partidos políticos em formação que quiserem disputar as eleições de 2018 devem ter obtido registro de seus estatutos no TSE seis meses antes do pleito. Além disso, o partido precisa ter, até a data da convenção, órgão de direção instituído na circunscrição, segundo o respectivo estatuto.
 
Para estarem aptas a apresentar o pedido de registro ao TSE, as legendas em formação têm de cumprir os requisitos previstos na Resolução TSE 23.465/2015 e na Lei dos Partidos Políticos (Lei  9.096/1995), com as alterações promovidas pela reforma eleitoral de 2015 (Lei 13.165/2015).
 
Os exonerados
 
1 – Suelme Evangelista Fernandes (PPS): secretário de Estado de Agricultura Familiar (Sefaf), pré-candidato a deputado estadual;
 
2 – Carlos Avalone Junior (PSDB): secretário de Desenvolvimento Econômico, pré-candidato a deputado estadual;
 
3 – Marco Aurélio Marrafon (PPS): secretário de Estado de Educação,  pré-candidato a deputado federal;
 
4 – Wilson Pereira dos Santos (PSDB): secretario de Estado das Cidades (Secid), candidato à reeleição de deputado estadual;
 
5 – Max Joel Russi (PSB): Secretário-Chefe da Casa Civil, candiato à reeleição, candidato à reeleição de deputado estadual.
 
6 – Kleber Alves de Lima (Solidariedade): secretário de Estado de Cultura, desistiu de ser candidato a deputado estadual;
 
7 – Luís Carlos Oliveira Nigro (PSDB): adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso, pré-candidato a deputado federal;
 
8 – Carlos Brito de Lima (PSB): secretário adjunto da Casa Civil, pré-candidato a deputado federal;
 
9 – Leonardo Gonzalez de Oliveira (PPS): da Secretaria de Esportes e Lazer, pré-candidato a deputado estadual
 
10 – Eduardo Alves de Moura (PSD): presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), pré-candidato a deputado federal;
 
11 – Layr Mota da Silva (PSD): presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), pré-candidato a deputado estadual;
 
12 – Candido Teles de Araújo (DEM): presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), pré-candidato a deputado estadual;
 
 13 – Juliano de Souza Rabelo, “Cabo Juliano”: Superintendente de Cidadania da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, pré-candidato a deputado estadual;

 14 - Maurélio Ribeiro (PSDB): presidente do MT Saúde, pré-candidato a deputado estadual;
 
Servidores comissionados
 
15 – Felisverto Alves da Silva, pré-candidato a deputado estadual;

16 – Eunice Teodora dos Santos Crescêncio,  diretora de Atividade Social e da Saúde do Sindicado dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT).

Veja o vídeo:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet