Olhar Direto

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Notícias / Cidades

Empresário que estava em isolamento morre com suspeita de influenza H1N1

Da Redação - Fabiana Mendes

15 Mai 2018 - 15:18

Foto: Reprodução

Empresário que estava em isolamento morre com suspeita de influenza H1N1
Um empresário, de 32 anos, morreu nesta segunda-feira (14), com suspeita da gripe tipo influenza H1N1, no Pronto Socorro de Várzea Grande. Wagner Api estava internado na área isolamento há cerca 20 dias. Esta é a terceira morte sob suspeita em um período de 15 dias. Os outros dois casos foram registrados com duas crianças, sendo uma de sete anos e outra com 18 meses. 
 
Leia mais: 
Segunda criança morre com suspeita de H1N1 em Mato Grosso dentro de quatro dias

Segundo o secretário de comunicação do município, Marcos Lemos, o empresário deu entrada no PSM, na terça-feira (24.04), com um quadro de insuficiência respiratória. O homem não chegou a passar pelo Pronto Atendimento e imediatamente foi encaminhado para uma área de isolamento na unidade hospitalar.
 
Wagner não teve melhora no seu quadro de saúde, e no sábado (28.04), sob suspeita da influenza tipo H1N1, exames foram feitos pela Vigilância Epidemiológica e enviados a um laboratório do Estado. Os resultados devem sair em até 30 dias.
 
Com a morte do empresário, o número de óbitos sob suspeita de influenza sobe para 29, conforme informações da Secretaria do Estado e Saúde (Ses). Além disso, cinco mortes pela doença infecciosa foram confirmadas em Mato Grosso. A notificação total de casos suspeitos subiu de 102 para 275 nesse mesmo período, dos quais 61 foram confirmadas.
 
Campanha

O Dia D da campanha contra a gripe influenza aconteceu no último dia 12. Em Mato Grosso ela não ocorrerá  nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, que transferiram a data para 19 de maio, e Cláudia que realizará o Dia D no próximo dia 20.

Mato Grosso já recebeu até agora 593 mil doses da vacina, o que representa 70% do total previsto para atender a demanda, que é de 850 mil doses para um público alvo de 773.050 pessoas.

A previsão do Ministério da Saúde é de que Mato Grosso receba mais 85 mil doses no início da próxima semana.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza. 

Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. No Estado do Mato Grosso ocorre a circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B. 
 

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sabin
    16 Mai 2018 às 20:53

    A vacina contra gripe tinha que ser para todos. Enquanto isso, a corrupção surrupia o dinheiro pra saúde.

  • Manu
    16 Mai 2018 às 15:21

    É difícil não se revoltar com uma noticia dessas. Dentre os casos de óbitos estão pessoas que não se enquadram entre os priorizados para receber essa vacina. Até quando vamos ter que passar por isso? Por que não liberam vacinas para todos em geral? Estão esperando morrer mais gente? Revoltante demais.

  • gbeiwt
    15 Mai 2018 às 22:49

    vão fazer o que resultados 30 dias após óbito kkkk morreu filho e assim que somos tratados 7 palmos e bem mato grosso

  • Elaine
    15 Mai 2018 às 18:54

    Meus sentimentos à família, que Deus os conforte neste momento difícil!!!

Sitevip Internet