Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Bezerra traz especialista para debater projeto de Eder Moraes sobre mudanças no Fethab

Foto: Olhar Direto

Bezerra traz especialista para debater projeto de Eder Moraes sobre mudanças no Fethab
O projeto do ex-secretário de Fazenda e Casa Civil Eder Moraes, que propõe mudanças no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), será debatido em uma audiência pública, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no dia 13 de junho. A proposta de Eder, que foi classificada pelo governador Pedro Taques (PSDB) como uma “piada”, foi abraçada pelo deputado estadual Oscar Bezerra (PV), que irá trazer um especialista a Cuiabá para explicar o novo modelo.


Leia mais:
Bezerra apresenta proposta de Eder para dar CNPJ e capacidade de endividamento ao Fethab

Em suma, o projeto apresentado em abril por Éder Moraes, trata da transformação do Fethab em um fundo de investimentos, que segundo ele seria capaz de captar até R$ 15 bilhões. De acordo com o ex-secretário, a partir de sua proposta o fundo passaria a ter capacidade de endividamento, personalidade jurídica, CNPJ próprio, conselho de administração e corpo técnico.

“Tal medida resultaria em um fundo que passaria a ter a capacidade de endividamento, ou seja, uma nova empresa de economia mista, com participação societária majoritária do Estado e tendo como sócios acionistas todos os produtores ou setores do agronegócio que por livre e espontânea vontade aderirem ao novo fundo, de acordo com sua participação na arrecadação”, descreve o projeto.

A proposta de Éder foi amplamente rechaçada, inclusive pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), que à época disse que sequer colocaria o projeto em pauta. Embora não assuma, a repulsa levaria em consideração o fato de Eder ter sido condenado quatro vezes em primeira instância na Justiça Federal, por delitos como corrupção passiva, peculato em lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Ararath.

Éder, por sua vez, sustenta que nunca roubou dinheiro público e que neste momento sua única intenção é colaborar com o desenvolvimento do Estado.  “A tornozeleira está na minha perna, não está na minha cabeça ou na minha ideia. Não está nos meus ideais, não está na minha capacidade, não está na minha inteligência”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet