Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DE SAÍDA

Huark diz que atravessou crise de medicamentos e avalia que novo PS não resolve caos na saúde

Foto: Reprodução/Prefeitura de Cuiabá

Huark diz que atravessou crise de medicamentos e avalia que novo PS não resolve caos na saúde
Considerado a “menina dos olhos” dos atuais gestores da Prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado, o novo Pronto-Socorro não deve resolver os problemas enfrentados na Saúde da Capital. A avaliação é do atual secretário de Saúde de Cuiabá, o médico Huark Douglas. De acordo com ele, a pior fase da ‘crise dos medicamentos’, a qual ele foi designado a resolver, foi superada. O médico agora já se prepara para deixar o comando da Pasta na próxima semana.


Leia mais:
- Novo secretário de Saúde de Cuiabá afirma que irá priorizar crise no setor de medicamentos
- Novo Pronto-Socorro de Cuiabá será entregue com um ano de atraso, no aniversário dos 300 anos

“A questão dos medicamentos está nesse momento sendo superada, estamos atravessando isso. Mas as filas no PS não creio que acabem dentro de um período curto, porque a maior referência no Estado para o atendimento de urgência e emergência é aqui, além de ser ponto final para pacientes do Estado inteiro”, disse o secretário, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Huark foi nomeado secretário de Saúde em março, quando Emanuel Pinheiro (MDB) enfrentava uma das maiores crises de sua gestão, até o momento. A ‘crise dos medicamentos’, como ficou conhecida, chegou a provocar a suspensão de atendimentos no Pronto-Socorro Municipal.

O prefeito deu a Huark a missão de resolver este problema pontual em até 120 dias e traçar metas para que o próximo secretário dê continuidade às ações implementadas na Secretaria neste período. O prazo acabou no dia 30 de junho e, portanto, com o atraso nas obras do novo Pronto-Socorro – que seria inaugurado em abril deste ano – o médico não deverá estar à frente da Pasta quando a unidade for inaugurada, em abril de 2019, conforme prevê a Prefeitura.

De saída da Secretaria, Huark prevê que as novas instalações não serão suficientes para resolver os problemas que ele encontrou. “Ele [novo Pronto-Socorro] deve amenizar, mas não deve resolver o problema, porque nós temos problemas em toda a capacidade instalada no Estado. Cuiabá, sendo capital, sofre mais porque tudo vem pra cá, porque faltam especialistas no interior. Então, o acesso para a alta complexidade, pelo menos 90% está em Cuiabá. Isso é um grande problema”.

A Proclin também se manifestou sobre a questão e nega um suposto vínculo entre
a  empresa e o secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia.

Veja a íntegra da nota:

"Sobre as informações veiculadas nesta terça-feira (4) a respeito de um suposto vínculo entre esta empresa e o secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, a Proclin vem a público esclarecer que:

1)         O secretário de Saúde não é o representante da empresa. A procuração que existe e utilizada por vereadores na CPI da Saúde é datada de 2015 e não foi utilizada pelo gestor desde muito antes dele ser confirmado na pasta;

2)         Ao contrário do que afirmam alguns vereadores, a empresa não tem contrato com o Hospital São Benedito válido por cinco anos. Na verdade, a empresa venceu um processo licitatório, apresentando no momento da análise a melhor oferta de trabalho com o menor custo aos cofres públicos;

3)         Os valores recebidos pela Proclin relativos a este contrato referem-se a serviços efetivamente prestados, cobrados conforme pactuado na licitação e auditado por órgãos de controle, que atestam a veracidade das informações prestadas;

4)         A empresa lamenta o uso político de sua imagem, com a finalidade de atacar o atual secretário de Saúde e reafirma que há vários meses Huark Douglas Correia não representa a Proclin.

 DIRETORIA PROCLIN"
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet