Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

TRISTEZA

Sem poder mamar, Governo contesta decisão e bebê com síndrome rara aguarda cirurgia

Foto: Arquivo pessoal

Sem poder mamar, Governo contesta decisão e bebê com síndrome rara aguarda cirurgia
Com a filha portadora de uma síndrome rara, Sandra Mendes da Silva conseguiu na Justiça uma liminar que obriga o Estado a adquirir dois detratores para que Gabrielli Aparecida Mendes Viana, de três meses, possa ser submetida a uma cirurgia e deixe de se alimentear através de sonda. Ela esta internada no Pronto Socorro de Cuiabá há 25 dias, e sem a cirurgia não consegue mamar. No entanto, a Procuradoria Geral do Estado fez a contestação da liminar para não adquirir os equipamentos que custam R$14 mil.


Leia mais: 
Recém-nascida com síndrome rara não faz cirurgia por falta de equipamento e depende de sonda

A menina nasceu no dia 27 de abril em Cáceres (a 222 quilômetros de Cuiabá). A mãe disse ao Olhar Direto que só soube da condição da filha quando ela nasceu. Desde que nasceu, a criança nunca mamou por conta de sua deficiência na mandíbula. Sem estrutura necessária para realizar a cirurgia no município, Gabrielli teve que ser transferida para o PSM. 

Segundo relatório do PSM, a menina apresenta fenda palatina, uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, e micrognatia, deformação da mandíbula inferior, que é menor do que o normal. 
 
Encaminhada aos serviços do setor de Cirurgia Bucomaxilofacial para avaliação, foi constatado que a unidade e o Hospital Geral possuem uma equipe multidisciplinar para realizar o procedimento, porém é necessária a aquisição de dois detratores.
 
Sandra entrou com um pedido na Justiça para que o Estado comprasse o aparelho, pois desde que nasceu sua filha se alimenta através de sonda e com três meses de vida pesa cerca de três quilos.
 
Conforme a Secretaria do Estado e Saúde (Ses), a referida ação judicial encontra-se em fase de contestação por parte do Estado e não de cumprimento de sentença. A Procuradoria Geral do Estado fez a contestação e o processo ainda passará por parecer técnico do setor jurídico da pasta e depois será encaminhado ao juiz da ação.
 
Além disso, a SES disse que a paciente teve alta do Pronto-Socorro de Cuiabá e que passou por dois tipos de procedimentos cirúrgicos nas seguintes datas: 24/maio/2018 (reparação de fistula facial) e no dia 30/7/2018 (para corrigir insuficiência cardíaca).  No entanto, a mãe diz que a criança nunca teve alta e também nunca passou por nenhum procedimento cirúrgico.
 
Gabriele é portadora da síndrome de Pierre Robin, uma doença rara que se caracteriza por anomalias faciais como mandíbula diminuída, queda da língua para a garganta, obstrução das vias pulmonares e fenda no palato. A doença não tem cura, porém existem tratamentos que ajudam o indivíduo a ter uma vida normal e saudável.

Veja vídeos que monstram a menina internada no PSM: 


 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet