Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Dados do trânsito

Fernando Corrêa e Miguel Sutil são ‘campeãs’ em multas; Semob autuou 190 mil neste ano

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Fernando Corrêa e Miguel Sutil são ‘campeãs’ em multas; Semob autuou 190 mil neste ano
As avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, são as que concentram o maior número de acidentes e infrações, segundo os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Só neste ano, foram registradas 190 mil autuações nos condutores da capital mato-grossense. A prefeitura informou que os números reduziram.


Leia mais:
Prefeitura emitiu mais de 90 mil multas em 2018; 52% por excesso de velocidade
 
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), no ano passado foram aplicadas 355.847 multas nos condutores da capital mato-grossense. Até setembro deste ano, o número de autuações era de 190.337.
 
Deste total, a principal infração registrada é transitar em velocidade superior a permitida (105.460). Na sequencia estão o avanço semafórico (25.830); estacionar em local e horário proibido (9.533); estacionar na calçada (5.592); não usar cinto de segurança (5.366) e segurar telefone celular (4.767).
 
Pelas Avenidas mais movimentadas da Capital, Fernando Correa e Miguel Sutil, circulam uma média de 45 mil e 38 mil veículos diariamente. Estas duas vias concentram o maior número de acidentes e infrações.
 
Com relação ao número de acidentes de trânsito registrados em Cuiabá, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que houve redução de 5% entre os anos de 2017 e 2018. O comparativo considera os períodos de 1de janeiro a 12 de setembro, quando foram registrados 1009 e 967 casos, respectivamente.
 
A Semob reforçou que os dados decorrem da imprudência dos condutores e do alto fluxo de veículos que circulam por estas vias. “Prova disso é a recorrência de violações como abuso de velocidade e avanço de sinal vermelho. Ambas as vias estão sinalizadas e contam com faixas, semáforos e radares, além do monitoramento realizado pelos agentes de trânsito”, diz trecho da nota encaminhada ao Olhar Direto.
 
“Para evitar este tipo de situação, a Semob desenvolve periodicamente vários projetos de conscientização. Em janeiro, por exemplo, as campanhas são voltadas a orientação dos pais, sobre como deixar os filhos na escola com rapidez e segurança. Também é possível destacar o projeto Faixa Cidadã, que estimula a travessia nas faixas de pedestre, as blitz educativas e o projeto de pilotagem consciente para motociclistas”, acrescentou a Semob.
 
Cuiabá conta hoje com 25 radares fixos, 25 equipamentos de avanço semafóricos e sete equipamentos de lombadas eletrônicas. Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Michel Diniz, equipamentos como o radar, por exemplo, têm como intuito diminuir o número de acidentes. “O objetivo dos equipamentos nunca foi o de multar e sim de diminuir os acidentes nas avenidas da Capital. Do ano passado em relação ao mesmo período, houve uma redução nas infrações por velocidade de 34%. Notamos que as pessoas ainda têm dúvida em relação a essa questão da velocidade, uns passando abaixo demais e outros que excedem”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet