Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Qualidade do ensino

Ranking coloca UFMT como melhor universidade de MT; veja colocações

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ranking coloca UFMT como melhor universidade de MT;  veja colocações
O Ranking das Universidades, elaborado pela Folha de SP, colocou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como a melhor do Estado, no levantamento que foi divulgada na última segunda-feira (01). Apesar da boa colocação, a unidade de ensino caiu uma posição em relação ao ano passado.


Leia mais:
Juíza condena Unic a pagar R$ 50 mil após cancelar ‘horas atividade’ e não pagar professores
 
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aparece na 34ª colocação, com 73,87 de nota. A unidade de ensino teve o melhor desempenho no quesito mercado de trabalho (32ª posição) e o pior no item inovação (98º). O curso que teve a melhor colocação no ranking foi o de Agronomia.
 
Neste ano, a UFMT perdeu uma posição, apesar de manter a mesma nota do ano passado. A Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) foi quem tomou o lugar da mato-grossense.
 
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aparece na 129ª colocação, com 37,68 de nota. A melhor colocação considerando apenas um quesito foi no de inovação (88ª) e a pior no item ensino (147ª). A instituição perdeu 14 posições de 2017 para 2018. O curso que teve a melhor colocação no ranking foi o de Agronomia.
 
A última de Mato Grosso que aparece no concurso é a Universidade de Cuiabá (Unic), que ocupa a 147ª colocação, com 31,49 de nota. A unidade teve o melhor desempenho no quesito mercado de trabalho (45ª) e o pior no item ensino (163ª). A instituição também sofreu queda de posição, já que em 2017 ocupou a 141ª colocação. O curso que teve a melhor colocação no ranking foi o de Agronomia.
 
Segundo a Folha, os dados utilizados para a avaliação são coletados de fontes oficiais, como o Censo de Ensino Superior do Inep e Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outras cinco fontes.
 
O resultado é obtido da seguinte composição: 42% pelo número de pesquisas, 32% qualidade de ensino, 18% avaliação no mercado, 4% inovação e 4% internacionalização. Com relação à pesquisas, os dados têm um recorte de cinco anos para a avaliação. Ao todo, são avaliados 40 dos maiores cursos de ensino superior.

O ranking completo pode ser conferido AQUI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet