Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pós-delação

Janaína Riva irá apresentar pedido de afastamento de Pedro Taques

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Janaína Riva irá apresentar pedido de afastamento de Pedro Taques
A deputada estadual Janaina Riva (MDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa, irá apresentar na sessão plenária desta terça-feira (23) um pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB), com base na delação do empresário e ex-coordenador financeiro da campanha dele, Alan Malouf.


Leia mais
STF retira sigilo da delação de Alan Malouf sobre esquema de arrecadação na campanha de Taques


O empresário afirmou em depoimento que Taques era ciente e concordou com desvios no Detran e na secretaria de Educação (Seduc) para pagar as empresas que financiaram o caixa 2 da campanha dele.

"Eu pretendo ainda hoje apresentar um pedido de afastamento embasado na improbidade administrativa cometida pelo governador, quando ele toma ciência dos fatos de corrupção, quando ele concorda com isso e não comete nenhum ato em seu governo para evitar que isso também acontecesse, ele também é responsável", disse a parlamentar em entrevista à Rádio Vila Real.

"Vou entrar com este pedido de afastamento baseando nesta questão da responsabilidade e isso vai para análise do presidente para colocar para análise do plenário. Eu espero que o Boltelho faça isso, mostre que a Assembleia é independente", completou.

A delação de Malouf teve o sigilo levantado pelo ministro Marco Aurélio de Melo na última sexta-feira (19) e caiu como uma bomba na gestão Taques, que tem pouco mais de dois meses para chegar ao fim.

Até o momento, o governador se posicionou apenas por meio de nota, negando sua participação em todos os eventos narrados por Malouf.

Outro lado

O Governo do Estado se manifestou oficialmente por meio de nota. Confira abaixo na íntegra: 

Conforme já declarado desde 2016, o governador Pedro Taques nega a prática do chamado “Caixa 2” em sua campanha eleitoral ao Governo de Mato Grosso em 2014 e tampouco autorizou vantagens indevidas a qualquer empresa durante o exercício do mandato. Apesar de citado por delator em acordo de delação premiada, Taques não é réu no processo da chamada “operação Rêmora” e terá direito a ampla defesa nos autos. O governador já constituiu advogados para atuar no processo e garantir que a verdade prevaleça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet