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Terça-feira, 16 de julho de 2024

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Pesquisa de Satisfação

Apesar de melhora, Aeroporto de Cuiabá volta a figurar entre os três últimos em ranking

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Apesar de melhora, Aeroporto de Cuiabá volta a figurar entre os três últimos em ranking
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), novamente aparece entre os três últimos na 3ª rodada da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, que é realizada pelo Ministério dos Transportes. Apesar de apresentar melhoras em alguns pontos, o terminal ficou abaixo da média geral.


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De forma geral, os passageiros estão satisfeitos com o aeroporto, Numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”, Cuiabá alcançou a nota 4,24 na satisfação geral dos usuários. O número alcança a meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, de manter os índices acima de quatro, mas fica abaixo da média geral (4,26).
 
O terminal teve quase 70% de aprovação, com notas acima da média em 22 dos 32 indicadores pesquisados. Destaque para o item sobre tempo de fila no check-in (autoatendimento), que obteve a melhor nota de Cuiabá, com 4,76, seguido pela cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in, com 4,63.
 
Por outro lado, o desempenho do terminal ainda é considerado abaixo do esperado nos indicadores sobre qualidade da internet/WI-FI disponibilizada (2,92) e custo-benefício dos produtos comerciais (2,93). A disponibilidade de tomadas (3,81) também foi um dos itens mal avaliados pelo viajante no terminal mato-grossense.
 
No Brasil
 
Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons". A média de Satisfação Geral chegou a 4,36. O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.
 
Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93.
 
A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.
 
Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
 
Confira o relatório completo AQUI.
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