Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

PATRIMÔNIO

Prefeitura terá que recuperar Beco do Candeeiro para compensar danos causados na "Casa de Bem Bem"

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Prefeitura terá que recuperar Beco do Candeeiro para compensar danos causados na
A Prefeitura de Cuiabá tem seis meses para executar o projeto de requalificação do Beco do Candeeiro, como forma de compensação pelos danos ambientais causados com o desabamento da Casa de Bem Bem. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado na última segunda-feira (22), e implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 1 milhão em caso de eventual descumprimento.


Leia mais: 
Revitalização do Beco do Candeeiro será paga pelo Ministério Público e deve ser entregue até o final do ano, diz Vuolo

Segundo assessoria de imprensa, para evitar novos danos a Casa de Bem Bem, também foi estabelecido no acordo que o município terá 30 dias para a elaboração e execução de um projeto, que deverá ser submetido à análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com medidas emergenciais. Entre as ações estão à retirada de todo o material acumulado no interior do imóvel, drenagem do solo, escoramento das portas e janelas, recuperação e proteção da nascente localizada no terreno do bem tombado, mitigação e contenção dos processos erosivos existentes no local.

O TAC estima que no prazo máximo de 90 dias devam ser realizados os ensaios geotécnicos para análise do solo e material para posterior definição da metodologia que será utilizada para a reconstituição das paredes do casarão.

"As reconstruções deverão ser feitas na mesma tipologia construtiva, taipa e ou adobe, com utilização de materiais remanescentes das paredes, com reaproveitamento das esquadrias. Se eventualmente impossibilitada a utilização das peças originais, as modificações necessárias à reconstrução não deverão constituir falso histórico", ressaltou o promotor de Justiça, Gerson Barbosa. 

O MPMT também enfatizou que o município deverá adotar todas as medidas necessárias para garantir a preservação da nascente localizada no terreno do casarão. Se necessário, até mesmo o projeto de restauração deverá ser alterado, já que a descoberta da nascente ocorreu recentemente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet