Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Cidades

Primeira etapa

Prefeitura sorteia 69 casas do residencial Nico Baracat I; veja lista

Foto: Assessoria

Prefeitura sorteia 69 casas do residencial Nico Baracat I;  veja lista
A Prefeitura de Cuiabá sorteou na tarde de quarta-feira (14), na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, 69 pessoas para serem contempladas com as unidades habitacionais do Nico Baract I. Os nomes sorteados fazem parte do cadastro de famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida. O secretário Air Praeiro reiterou que o processo do I está praticamente finalizado, porém as casas só serão entregues junto com as unidades do bloco II. 

Leia mais
Prefeitura abre concurso público com 168 vagas e salários que chegam a R$ 18 mil 
 
O ato de definição dos endereços foi realizado pela Caixa Econômica Federal - mantenedora do contrato - e seguiu o regimento da Portaria 412/2015, do Ministério das Cidades, que rege o Manual de Instruções para Seleção de Beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV.

O lote de unidades com endereços sorteados é referente aos excedentes deste bloco do conjunto.  O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, explicou que o lote de unidades é reminiscente às exclusões das famílias que se inscreveram no processo ainda na gestão passada. Segundo ele, essas famílias não possuíam perfil correspondente à Portaria do Minha Casa, Minha Vida.   

“Esse pequeno lote de casas do Nico I precisou ser sorteado novamente porque na filtragem para seleção, a Caixa Econômica Federal, junto com o Município, detectou que algumas famílias não estavam dentro do que estabelece a portaria do programa. Nisso, chamamos as famílias do cadastro reserva para preencher essas unidades”, salientou Air.

O secretário pontuou também que o cadastro reserva de excedentes não foi realizado no primeiro ato de inscrição e que foi preciso ser feito, para os três blocos do conjunto, nesta segunda abertura, que aconteceu este ano, entre os meses de julho e agosto.  

“Quando recebemos os processos do Nico Baracat, constatamos que eles tinham algumas irregularidades e   precisávamos corrigi-las para dar total segurança e transparência às famílias que estão inseridas nele. Foi o que fizemos. Abrimos nosso processo de inscrição para os blocos II e III e também fizemos o processo das remanentes e excedentes para todo o Conjunto. Hoje, já conseguimos regularizar 90% dos processos, sempre prezando pela garantia do direito de todos, como determina o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
Alinhado às pontuações do representante da Caixa, o secretário Air Praeiro reiterou que o processo do I está praticamente finalizado, porém as casas só serão entregues junto com as unidades do bloco II. “Já estamos dando celeridade ao Nico II e assim, procederemos ao sorteio dos endereços dele também. Finalizando-o, passamos as entregas das unidades, ficando somente o bloco III para conclusão”, reiterou Praeiro.
 
De acordo com o responsável pelo setor Habitacional da Caixa, Gian Carlos, a definição do endereço de cada família pré-selecionada para contemplação precisa ser feito ainda dentro da segunda fase do processo. “Porque no ato de assinatura do contrato, já na fase final, é obrigatório constar o endereço do imóvel que está sendo financiado. Sem o sorteio não podemos proceder com a próxima fase dos demais blocos”, disse.

Gian Carlos acrescentou ainda que após este sorteio, o Bloco I está finalizado e os documentos das famílias já serão analisados para montagem dos contratos. “O próximo passo agora é a assinatura do contrato, revisão dos imóveis e entrega das chaves, caso esteja tudo correto entre as partes envolvidas”, completou. 

As famílias ficam proibidas de alugar, transferir ou emprestar, implicando nestes casos, de acordo com legislação do programa habitacional, na perda do imóvel. As parcelas são de até 120 meses, no valor correspondente a 5% da renda do contemplado. “Estou muito feliz por ter sido chamada desta vez e saber também que estou aqui, porque corrigiram essas irregularidades. Isso mostra compromisso com os menos favorecidos”, expôs a primeira sorteada do lote, a senhora Ana Maria Borges.

A previsão para finalizar estes processos é para dezembro deste ano, com a entrega dos blocos I e II.  “Com a invasão do Conjunto, em abril deste ano, por mais de 400 famílias, as unidades sofreram vários danos, identificados após a reintegração da área, por meio de vistoria da Caixa. Com essa situação, ficamos impedidos de finalizar as obras e a previsão que tínhamos para proceder com a entrega das casas teve que ser refeita, pois precisamos fazer também os reparos das unidades. O Bloco mais danificado foi o III e por isso, não conseguiremos entregá-lo junto com os outros”, finaliza o secretário.
 
Nico Baracat - O residencial, localizado na região do bairro Osmar Cabral, é compreendido por três blocos, sendo I composto por 360 casas, que já estão concluídas e sorteadas; II (443), que estão com as obras de acabamento em 97% conclusas – parte de pintura e asfáltica, e o III (461). Ao todo, são 1.264 casas.
 
Veja abaixo a lista de contemplados;
ADRIELE ARAUJO SANTOS 
ALESSANDRA DA SILVA­­­­­­­­­­­­­      
AMANDA CRISTINA VIEIRA
AMANDA LOURENÇO         
ANA CAROLINA DE LIMA   
ANA DA SILVA MIRANDA  
ANA MARIA CONSTANTINO BORGES
ANA PAULA LEOCADIA DA SILVA
ANE CAROLINE BARBOSA
BEATRIZ ALEXSANDRA RAMOS DE MORAES
CARLOS LUIS RAMOS SILVA
CAROLINA CUNHA GARCIA
CECILIA ALVES DE SOUZA
CLAUDIA CASTRO NASCIMENTO
CRISTIANE DE ALMEIDA PEREIRA
CRISTIANE SANTOS DE JESUS
CRISTINA DA SILVA
CRYSTIANY JOANA VIEGAS DA SILVA
DANIEL ALFREDO DE SOUZA
DANIEL VITOR MARQUES MAIOLINO
DANIELA ROSALIA BARROS DA SILVA
DANIELE DE LIMA SOUZA
DURVALINA NUNES DOS SANTOS
ELAINE PEREIRA DA SILVA SOUZA
ELIZABETE SOARES DA SILVA
EUNICE DE OLIVEIRA CERQUEIRA
EVANUZE BEATRIZ DA SILVA
FABRINNE FERNANDES OLIVEIRA MELO
FATIMA DA CUNHA BOA MORTE GARCIA
FATIMA ISABEL DA SILVA ARRUDA
FLAVIANE ALVES
FRANCISCA LOURENCO PAIXAO
HOLANDA CUSTAMONTE
INGRID PAULA OLIVEIRA DA SILVA
IZABELA MARANHÃO DE SOUZA
JULIANA AUGUSTA DA SILVA GUIMARÂES
JACINTA RODRIGUES
JACKELINE GONÇALVES DOS SANTOS MALHEIROS
JANE DA SILVA
JULIANA CAMPOS DA SILVA LOPES
KARINA DE OLIVEIRA RODRIGUES
KASYA BIANCA DA SILVA SIQUEIRA
KAROLAYNE RIBEIRO DE OLIVEIRA
LARISSA SOUZA FERREIRA
LEIDIANE DA SILVA LIMA
LEIDIANE DOS SANTOS PINTO
LIDIANE CRISTINA GRIZÃO
LUIZ CARLOS TAVARES DE AZEVEDO
LUTIANE DE OLIVEIRA LIMA
MARCIA DE CAMPOS
MARIA CARMO DA SILVA NETO
MARIA DE FATIMA DA SILVA ALENCASTRO
MARILIA SIMONE RIBEIRO DE ALMEIDA
MARLENE PEREIRA DA SILVA
MAYARA DE SOUZA LEITE DA CUNHA
MICHELI BARROS DE QUEIROZ
NAUANE BATISTA DE OLIVEIRA
RAFAELE VIANA ALMEIDA
REGIANE DA SILVA GOMES
RITA DO ROSARIO DE OLIVEIRA
ROSALINA DE QUADROS NEVES
SANDRA DE JESUS NASCIMENTO
SELMA DE OLIVEIRA LEITE
THAMIRES APARECIDA DOS SANTOS
UIARA ANDRESSA MARTINS MORENO
VALNICE DE ALMEIDA LAURA
VANDA DE MORAES
VANESSA NUNES SILVA
VERA CRUZ DA SILVA LARA

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!