Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

veja previsão

Chuva de raios chama atenção e fenômeno pode se repetir durante a semana; veja vídeo

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Chuva de raios chama atenção e fenômeno pode se repetir durante a semana;   veja vídeo
Chuvas de raios vêm sendo observadas no entorno de Cuiabá nos últimos dias. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que o fenômeno poderá ser registrado novamente no decorrer da semana. A temperatura máxima também pode chegar a 37º graus Celsius 


Leia mais: 
Previsão é de chuvas e altas temperaturas e CPTEC emite alerta de vendaval em MT

As trovoadas chamaram a atenção de internautas do Olhar Direto, que gravaram vídeos registrando o fenômeno da natureza. A meteorologista do CPTEC, Caroline Vidal, explicou que os raios acontecem por conta da formação de nuvens associadas à chuva.
 
No entanto, ela pode se formar em determinada região e seguir para outra localidade. “Às vezes se forma nebulosidade e tem os raios dentro das nuvens, mas não chega a precipitar”, disse.



De uma forma geral, as áreas de instabilidade diminuíram no Centro-Oeste e a semana está sendo marcada por muito sol, calor e algumas pancadas de chuva. O próximo fim de semana é o último da primavera. A atmosfera deve continuar bem quente e úmida nos próximos dias. Esse tempo vai resultar em mais pancadas de chuva, conforme o Instituto Nacional de Metereologia (INMET). 

Em Mato Grosso, 16 municípios estão com alerta de tempestade de raios, chuvas intensas, vendaval e acumulado de chuva nesta terça-feira (18). Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Porto dos Gaúchos e  Rondolândia são os municípios com risco de fenômenos adversos.

Já na Capital, a previsão aponta para chances de 80 % de chuva nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). Já na sexta-feira (20), a probabilidade é de apenas 5%. Os termômetros devem ficar entre 24º C e 37º C no decorrer da semana.  Conforme o CPTEC, existe  a possibilidade de pancadas de chuva, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet