Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

​Reeleito presidente

“Aqui não tem nada embaixo do tapete”, desabafa Botelho a novatos

01 Fev 2019 - 12:39

Da Redação - Lucas Bólico/ Érika Oliveira/ Carlos Gustavo Dorileo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

“Aqui não tem nada embaixo do tapete”, desabafa Botelho a novatos
O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) subiu o tom de voz por alguns segundos durante discurso de agradecimento à sua reeleição como presidente da Mesa Diretora, na manhã desta sexta-feira (1), em um verdadeiro desabafo, em clara resposta a críticas recentes feitas por deputados estaduais novatos. O democrata fez questão de ressaltar que não há falta de transparência na Casa de Leis. 


Leia também:
Com alteração de última hora, Botelho é reeleito presidente da Assembleia Legislativa
 
Botelho citou nominalmente Ulysses Moraes (DC) e Xuxu Dalmolin (PSC) antes de defender usa gestão. “Não tem nada por debaixo do tapete! Aqui é transparência total!”, discursou. O presidente reeleito fez questão de dizer que recomenda aos servidores sempre denunciarem algo errado que encontrem na Assembleia, durante sua gestão. Ele ainda reforçou que durante o período em que foi presidente até mesmo o Ministério Público aderiu às licitações feitas pela casa, como prova de que não existem desvios.
 
De acordo com Botelho, quem hoje quer obter informações da Assembleia Legislativa referentes a qualquer assunto não precisa se dar ao trabalho de perguntar nada a ninguém. “Basta entrar no portal da transparência, está tudo lá”, garantiu. “Essa casa aqui não tem mais nada embaixo do tapete”, completou.
 
Botelho foi reeleito presidente da Assembleia em disputa com chapa única. Foram 20 votos favoráveis, três contrários e um em branco. Antes da sessão, o deputado Ulysses Moraes (DC) entrou na Justiça para tentar forçar votação aberta, mas a justiça não acatou o pedido. Ulysses tem usado as redes sociais para criticar a recondução de Botelho, alegando que a sociedade quer “renovação” e práticas novas. Xuxu Dalmolin é outro que também criticou a gestão de Botelho nas redes sociais.
 
Além de exaltar a transparência da AL sob seu comando, Botelho relembrou avanços que a última legislatura proporcionou para a sociedade, com projetos de leis, debates e inclusive reduzindo os próprios gastos para converter os recursos em políticas públicas.
 
“Por exemplo, as ambulâncias, quando todos os municípios do estado foram contemplados com recursos da Assembleia Legislativa devolvidos ao governo do Estado. Criamos, neste período, a assembleia itinerante, que percorreu o estado, visitando in loco, ouvindo pessoas, autoridades e levando cursos na área da educação, saúde, levando também assistência social e cidadania às pessoas, principalmente aos mais carentes. Foram 15 edições em quatro anos, o que fez com que atendêssemos mais de 100 municípios dos 141”, elencou Botelho.
  
Ele ainda citou a aprovação do FETHAB II, a criação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso (FEEF) para uso exclusivo na saúde, a compra coletiva de medicamento que barateou a aquisição para os municípios. “Não podemos deixar de falar da nossa gestão junto aos servidores e governo para solucionar a questão do RGA e dar fim a greve naquele momento e normalizar a prestação de serviços. A Assembleia foi fundamental também na questão da regularização fundiária no estado. Com nossa ação avançamos muito neste setor”, rememorou.
  
“Atuamos na aquisição de maquinários para a agricultura familiar, na construção de tanques para o desenvolvimento da piscicultura e o aumento de renda de nosso povo. Reduzimos o duodécimo com o objetivo de colaborar com as contas do governo que terminou seu mandato em 2018”.
 
Após o balanço do trabalho durante o governo passado, Botelho lembrou os embates recentes na casa, trabados em janeiro. “Agora, já na nova gestão do governador Mauro Mendes, estivemos no centro do debate, discutindo e aprovado leis que podem melhorar o controle dos gastos e ampliar a arrecadação do estado. Ações de readequação do estado para sanear as contas públicas e honrar seus compromissos, o que o governo chama de Pacto por Mato Grosso”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet