Olhar Direto

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Notícias / Política MT

Recém-empossado, novato avalia que faltou experiência política para montar chapa

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

08 Fev 2019 - 11:07

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Recém-empossado, novato avalia que faltou experiência política para montar chapa
Recém-empossado em seu primeiro cargo eletivo, o deputado estadual Claudinei Lopes (PSL) avalia que faltou experiência política para ele e para os colegas novatos em não conseguir montar uma chapa para concorrer a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que teve como vencedora a chapa única encabeçada pelo já presidente Eduardo Botelho (DEM), mesmo com a grande renovação ocorrida na casa de leis.

Leia mais
Com alteração de última hora, Botelho é reeleito presidente da Assembleia Legislativa


Segundo o parlamentar, que é delegado da Polícia Civil, os deputados novatos erraram em não se aproximarem e conversarem entre si, e por não ter incluído no projeto deputados com mais bagagem política tanto na Assembleia Legislativa, quanto em outras casas de leis, assim como no Executivo.

“Entendo que realmente faltou uma união, uma aproximação dos deputados. No início pensamos em fazer uma chapa só com os deputados novatos e acabou que relaxamos. Creio que tínhamos que ter pensado em uma chapa mista, como foi a vencedora, que ficou com quatro veteranos e três novatos”, explicou o parlamentar em entrevista ao Olhar Direto.

“A falta de experiência pode ter contribuído, no caso eu, o Ulysses e o João Batista nunca tivemos experiência política, somos três debutantes e acho que faltou isso. De repente se no início tivessemos aproximado de algum deputado que já tinha experiência como vereador, ou no executivo, com mais bagagem. Faltou uma aproximação e trazer esta ideia de não lançar só novatos, mas com alguns mais antigos. Mas já passou, temos que trabalhar bem para daqui dois anos, quem sabe poder fazer parte da Mesa Diretora. Tudo é aprendizado”, avaliou.

Com o discurso de renovação durante sua campanha, o delegado desde que foi eleito defendeu a alternância de poder e um novo nome para o comando da Assembeleia Legislativa.

Ao lado de outros novatos como o Ulysses Moraes (DC), João Batista (Pros) e seu correligionário Silvio Favero (PSL) tentaram montar uma chapa, com apenas novatos.

O projeto, no entanto não decolou e a grande maioria dos novos deputados apoiou a candidatura de Botelho, que conta com três novatos.

Com 20 votos a favor, três contrários e uma abstenção, Botelho foi reeleito como presidente da Assembelia Legislativa por mais dois anos e permanecerá no cargo até o fim de 2020.

Além de Botelho, também compõe a Mesa Diretora: Janaína Riva (MDB), como vice-presidente; Max Russi (PSB), como primeiro-secretário; João Batista, como segundo vice-presidente (Pros); Valdir Barranco (PT), como segundo-secretário; Valmir Moreto (PRB), como terceiro secretário e Paulo Araújo (PP), como quarto secretário.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Siqueira
    09 Fev 2019 às 10:11

    Quanto pior melhor, os novatos votaram no velho, SERÁ PORQUE...?

  • PRIMEIRA VEZ
    08 Fev 2019 às 17:33

    NUNCA ANTES NESSE BRASIL A MAOIRIA PERDEU ALGUMA COISA, COMEÇOU ERRADA

  • Joaquim Teixeira
    08 Fev 2019 às 14:00

    Reconheceu que vocês erram feio, menos mau. Não erre novamente e vote favorável ao projeto de lei que visa a redução de 50% das verbas indenizatórias.

  • ZE NINGUEM
    08 Fev 2019 às 11:28

    É UMA SANHA POR PODER.............. INDEPENDENTE DE CHAPA, VENCEDORA OU PERDEDORA, FORAM ELEITOS PRA FAZEREM PROJETOS EM PROL DA SOCIEDADE (EM TEORIA NÉ, CONTEM IRONIA, OK?) E FICAM FAZENDO GRUPO DAQUI GRUPO DALI..................... FAZ SEUS PROJETOS EM BEM DO POVO, SUBMETE AS IDEIAS PRAS REPORTAGENS, E VAMOS TRABALHAR PRA SOCIEDADE? OU É DIFICIL?

  • Jorge Henrique
    08 Fev 2019 às 11:20

    População votou muito mal. Nossa assembléia legislativa não nos representa.

Sitevip Internet