Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Tapurah será o sétimo município a instalar Gabinete de Gestão Integrada

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública instala nesta segunda-feira, 24 de agosto, o sétimo Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Municipal, desta vez no município de Tapurah (433 km ao Norte de Cuiabá). A solenidade de instalação do GGI-M será às 14h30, na sede da Câmara Municipal, com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho e gestores municipais e estaduais.


De acordo com o secretário executivo do GGI Estadual, major BM Wagner Santino, a criação dos gabinetes é uma importante ferramenta na condução das políticas de segurança pública nos municípios, proporcionando que as cidades possam buscar recursos diretamente ao Ministério da Justiça para melhorar as atividades da área. Outros GGI-M já foram instalados nas cidades de Várzea Grande, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste.

Diógenes Curado Filho acrescenta que integração é a palavra-chave durante todo o processo de execução das ações de segurança pública no Estado. “A união entre as instituições fez a diferença e a instalação dos gabinetes coloca os municípios como sujeitos diretos no compartilhamento de responsabilidades”, destacou o secretário.

INTEGRAÇÃO

O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem, sendo ainda uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública. Em Mato Grosso o GGI foi instituído em agosto de 2003. O Gabinete de Gestão Integrada de Mato Grosso foi o segundo Gabinete criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo), e o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos. Atualmente, todos os Estados brasileiros contam com GGIs.

Em Mato Grosso, Estado apontado pelo Governo Federal como um modelo a ser seguido, funcionam além do GGI-MT, gabinetes integrados regionais instalados em Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet