Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de Água Doce começa nesta terça-feira

O Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Aquicultura, o Criar N'água, será lançado, em Cuiabá, durante o 2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de Água Doce e o 1º Encontro Mato-grossense de Aquicultura, que começa nesta terça-feira (25) , às 8 horas, e prossegue até sexta-feira (28), no Centro de Eventos do Pantanal.


Os grandes mercados consumidores de pescado em Mato Grosso são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Juara. No extremo Norte do Estado, municípios como Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte encontram a produção e o consumo, mas em pequena quantidade, de rã da espécie Touro Gigante. O consumo de carne de jacaré começa a ganhar espaço com o abate em Cáceres. Poconé também conta com abate de jacarés e fornecimento de carne para os supermercados da capital.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural e presidente do Congresso, Neldo Egon Weirich, a aquicultura tem grande potencial de desenvolvimento tanto a produção de peixes, quanto de rãs, quelônios (tartarugas) e jacarés. A estimativa é de que haja mil pisciculturas no Estado com a produção de 20 mil toneladas de pescado. “Cuiabá concentra a comercialização e o grande consumo do pescado. A ideia é de que em todas as regiões seja fomentado o consumo e a produção”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a aquicultura brasileira registrou crescimento superior a média mundial, passando de 20,5 mil toneladas em 1990 para 270 mil toneladas em 2004. No ranking da América do Sul, o Brasil é o segundo país em importância na produção aquícola, ficando atrás do Chile.

Mato Grosso está em primeiro lugar na produção de peixe nativo de água doce e o quinto na produção total da aquicultura. São produzidas anualmente cerca de 16.627 toneladas de peixe, com destaque para a criação de pacu, tambacu e tambaqui. O Estado detém 51,8% da fatia da aquicultura na região Centro-Oeste e 6,2% do mercado nacional.

O 2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de Água Doce é uma realização do Governo de Mato Grosso e a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), com promoção da Embrapa, Aquabio, Ministério da Pesca e Aquicultura e correalização da Unemat e UFMT. O evento tem como parceiros o Sebrae, Rações VB, Delicious Fish, CNPq, Eletrobrás, Nutriara, Casa do Peixe, Piscicultura Buriti, Fapemat, Banco do Brasil, Panorama da Aquicultura, Trevisan, Eletronorte. O apoio é do Centro de Aquicultura da UNESP, Embrapa Agropecuária Oeste, Sistema CFbio, Universidade Federal de Lavras, Famato, Pap Rações, CRMV/MT e AMM.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet