Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Começa por Cáceres a discussão sobre zoneamento socioeconômico ecológico

Uma mensagemvinda do governo federal, marcou, ontem (12), na cidade de Cáceres, o início do ciclo de debates de 2009 em torno do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso. Na ocasião, o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bruno Siqueira, alertou que todos têm ideologias e interesses, mas que deve ser fundamental a construção conjunta de um projeto para o estado que contente a todos, colocando o desenvolvimento sustentável como objetivo maior e acima de todas as diferenças.


Ele foi mais além ao assegurar que para o zoneamento ser incorporado no cotidiano dos agentes públicos e privados é preciso que todos se vejam dentro desse zoneamento e isso deve ser feito com discussões sobre as diretrizes propostas nos setores ambiental, econômico e social.

Além da abertura dos seminários técnicos, o primeiro dia serviu para a exposição do projeto do zoneamento, a apresentação da metodologia de trabalho, a divisão e o cadastramento dos participantes dos grupos de trabalho, além dos debates coletivos.

Durante todo o dia, dezenas de pessoas participaram do encontro, entre representantes da maioria das prefeituras das cidades envolvidas, de segmentos sociais organizados – civis e religiosos – da região e estudantes, além de Incra, OAB, Empaer, Indea e Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros.

Junto a Cáceres, a Região de Planejamento VII envolve os municípios de Araputanga, Glória D’Oeste, Indiavaí, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, lembrou do autoritarismo do passado para valorizar os atuais modelos de dispositivos legais na administração pública e o desenvolvimento sustentável, e pedir engajamento de todos os envolvidos no trabalho em torno do zoneamento. “É a partir do desenvolvimento sustentável que iremos fazer um novo direcionamento das políticas públicas em Mato Grosso”, disse o prefeito.

Segundo o secretário-adjunto de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Arnaldo Alves de Souza Neto, o que se busca no Zoneamento Socioeconômico Ecológico é não abrir mão nem de produzir e nem de preservar. Ele disse que o momento é de se construir um Mato Grosso ordenado, organizado, que permita que tenhamos as duas ações realizadas em Mato Grosso de formas perfeita e harmônica.

Focado em um planejamento estratégico, o Estado de Mato Grosso definiu como missão a ser perseguida a programação de novo modelo de gestão que possibilite promover a inclusão social, o desenvolvimento econômico sustentável e a superação das desigualdades sociais e regionais.







Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet