Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Deputada Chica Nunes homenageia as mães

Há 77 anos o Brasil comemora o Dia das Mães. O decreto, definindo o segundo domingo de maio, foi assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Em 2009, na Assembléia Legislativa, a data será comemorada no dia 7 de maio - quinta-feira - a partir das 15 horas. A sessão especial foi requerida pela deputada Chica Nunes (PSDB). De acordo com a parlamentar, a data serve de reflexão sobre as conquistas e as expectativas das mães. Para Chica Nunes, é inadmissível que milhares de mães passem por diversos tipos de violência.

"É alarmante o alto índice de mulheres - em pleno século XXI - que são humilhadas, espancadas e, até, mortas. Muitas delas, em sua maioria, morrem na frente dos próprios filhos", lamenta a deputada.

Histórico
O Dia das Mães tem origem nos Estados Unidos - no inicio do século XX. À epoca a jovem americana, Anna Jarvis, ao perder sua mãe entrou em depressão. Algumas amigas, preocupadas com o sofrimento de Jarvis, resolveram perpetuar a memoria da mãe com uma festa. Mas Anna Jarvis quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães vivas ou mortas.

Nos EUA é comemorado no dia 9 de maio. A sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, em 1914.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet