Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SETEMBRO AMARELO

Ação voluntária conscientiza sobre cuidados da saúde mental no Parque das Águas neste sábado

Foto: Ilustração

Ação voluntária conscientiza sobre cuidados da saúde mental no Parque das Águas neste sábado
Ação voluntária em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, acontecerá neste sábado (10) no Parque das Águas, em Cuiabá, das 8h às 10h. Estarão presentes no dia a médica psiquiatra Aline Oliveira, a psicóloga Larissa Mel, representantes da indústria farmacêutica EMS, voluntários e funcionários da farmácia São Paulo aferindo pressão e fazendo testes glicêmicos. A intenção da iniciativa é incentivar a população a procurar ajuda para tratar da depressão e conscientizar sobre a necessidade dos cuidados com a saúde mental.


Leia mais: 
Mês de prevenção ao suicídio começa com slogan: “A vida é a melhor escolha”
 
Segundo a organização, a ideia central da ação é conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. O mês de setembro foi escolhido em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, que visa a prevenção ao suicídio.

O suicídio não se liga somente à depressão, mas também a fatores como por exemplo uma angústia, alguma frustração, a perda de alguém, crises de ansiedade, dentre outros.

Por isso, a ação vai contar com Aline Oliveira, médica psiquiatra pelo Programa de Residência Médica da Fundação Centro de Estudos Dr. William Maksoud da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande-MS. Estágio na Casa de Saúde do Bom Jesus em Braga-Portugal. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.

E a mestre em psicologia Larissa Mel, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT) com experiência em atendimentos infantis, adolescentes, adultos e orientação vocacional na abordagem psicanalítica. 

Além das profissionais, uma equipe do laboratório EMS estará no evento distribuindo folders explicativos e informativos, incentivando as pessoas a procurarem ajuda profissional para os cuidados da saúde mental.
Colaboradores da drogaria São Paulo estarão presentes aferindo a pressão e fazendo testes glicêmicos no público do parque.

“Às vezes a pessoa está com algum tipo de problema que pode desencadear outras doenças. Nossa meta é atingir o maior número de pessoas que estejam passando por momentos difíceis, para que não venham cometer o suicídio”, ressaltou a organização.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

CVV
 
O Centro de Valorização a Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em 104 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat ou e-mail. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, cursos e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet