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Segunda-feira, 06 de maio de 2024

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conheça o otto

Professoras da UFMT desenvolvem robô que auxilia crianças com autismo

Foto: UFMT

Professoras da UFMT desenvolvem robô que auxilia crianças com autismo
Com o intuito de auxiliar as sessões de terapia de crianças com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA), professoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolveram um robô que vai ajudar nas atividades de interação social, aprendizagem e comunicação. Otto, como foi batizado, tem aproximadamente 24 cm de comprimento, características físicas de um personagem de desenho infantil, e foi doado ao Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC), na cidade de Cuiabá, onde será testado e avaliado.


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A professora e pesquisadora no projeto, Thais Reggina Kempner, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, do Câmpus de Várzea Grande, contou que a pesquisa iniciou-se há um ano devido ao crescente número de diagnósticos de crianças com o  TEA.

Os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) sensibilizaram as pesquisadoras ao evidenciar que a prevalência de crianças com TEA tem aumentado progressivamente ao longo dos anos. Aliás, na última publicação a prevalência estava em 1 a cada 44 crianças.

Integram o projeto as professoras do Instituto da Computação da UFMT, Eunice Pereira dos Santos Nunes e Luciana Correia Lima de Faria Borges, que também é coordenadora do projeto da Fábrica de Alta Tecnologia Assistiva  (FATA)  que engloba a pesquisa.

“Mesmo após um criterioso levantamento bibliográfico sobre as produções na área, algumas indagações ainda permaneceram para o desenvolvimento do design e modelagem 3D do Robô Otto. Desta forma, aplicamos um questionário de pesquisa semiestruturada no formato on-line, a 22 familiares de crianças que apresentam TEA e 13 membros da equipe multidisciplinar composta por professoras, psicólogas e fonoaudiólogas que tratam crianças com o transtorno”, ressaltou.

O CRIDAC será parceiro na validação, durante seis meses, com oito crianças, de dois e oito anos, com grau de comprometimento de TEA níveis um e dois. Otton possui dez botões interativos que ensinam as crianças. Ao todo são 170 frases que versam sobre os números, o alfabeto, vocabulário do cotidiano das crianças, sensações, reconhecimento de cores, frutas, legumes e animais. 

Uma criança de 11 anos de idade foi quem gravou a voz de Otto, em um estúdio. Levando em conta a importância da apresentação de expressões faciais no processo terapêutico para o desenvolvimento social das crianças com TEA, o projeto científico inseriu matriz de emissão de luz de led associada a movimentos dos braços e pernas do robô, permitindo assim, representar emoções como felicidade, tristeza, vergonha, medo e raiva.

Nesta primeira etapa três alunos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), sendo eles Aldalice Rodrigues Dias, Adriano de Marchi Junior, Gabriel Ribeiro Bastos de Souza Rebouças,  e também um aluno voluntário, João Victor de Sá.

Projeto segue para nova etapa

Após a etapa de validação junto ao CRIDAC, o projeto iniciará a segunda fase que terá duração de mais um ano, com o apoio da Fapemat. Os pesquisadores foram aprovados com o projeto no edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas de da Terra 2022, com o trabalho é ‘O protagonismo de meninas e mulheres no desenvolvimento de tecnologias assistivas com robótica', que agora conta com mais cinco bolsistas mulheres no projeto.

Nessa etapa, o projeto continua levantando e pesquisando uma série de questionamentos e constatações que proporcionam a realização de alterações no robô, sempre visando a melhoria do brinquedo.

A professora contou também que o objetivo inicial não é a comercialização do robô, mas divulgar o trabalho em artigos e períodos levando em conta a inovação do projeto não apenas em Mato Grosso, mas com uma contribuição a nível internacional com relação ao tema pesquisado.
 
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