Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ATLAS ELEITORAL

Baixada Cuiabana passa a ter 6 representantes em Brasília e Rondonópolis cai para dois; saiba detalhes

Foto: Montagem/Olhar Direto

Baixada Cuiabana passa a ter 6 representantes em Brasília e Rondonópolis cai para dois; saiba detalhes
A partir de 2023 a bancada de Mato Grosso em Brasília (formada por oito deputados federais e três senadores) terá seis representantes da Baixada Cuiabana, que integra a região Centro-Sul do Estado. Além disso, o Sudeste e Médio-Norte terão dois parlamentares cada; já o Oeste terá apenas uma cadeira.


Leia também:
Baixada Cuiabana elege 13 deputados e outras cinco regiões terão representantes na AL; saiba detalhes

No comparativo com a atual bancada, a região Centro-Sul ganhou duas cadeiras. Os deputados federais eleitos Fábio Garcia (União), Abílio Júnior (PL), Emanuelzinho (MDB) e Coronel Fernanda (PL) são os representantes de Cuiabá. O deputado eleito Coronel Assis (União) passa a representar Várzea Grande, que já tinha representação em Brasília, com o senador Jayme Campos (União).

Na atual bancada, a Capital é representada apenas por Emanuelzinho. Os demais parlamentares da região são Rosa Neide (PT) e Dr. Leonardo (Republicanos), que não foram reeleitos.

O Sudeste que hoje possui quatro parlamentares, fica com apenas dois com base eleitoral em Rondonópolis (309 Km de Cuiabá): o senador Wellington Fagundes e o deputado federal José Medeiros, ambos reeleitos no dia 2 de outubro pelo PL. A região deixa de ter a cadeira do deputado Carlos Bezerra (MDB), que ficou como primeiro suplente do partido.

O Médio-Norte passa de três para dois representantes a partir do próximo ano. O senador Carlos Fávaro (PSD), de Lucas do Rio Verde (335 Km de Cuiabá), continua tendo como companheiro o deputado federal Juarez Costa (MDB), de Sinop (483 Km de Cuiabá), que foi reeleito. Também de Lucas, Neri Geller (PP) não conseguiu registro para disputar o Senado e está com seus votos congelados.

Por fim, a região Oeste passa a ter uma representante, a jornalista Amália Barros (PL), que tem domicílio em Campo Novo do Parecis (398 Km de Cuiabá).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet