Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PARQUE DO XINGU

Cacique afirma que indígenas desistiram de votar por falta de transporte e responsabiliza prefeito em MT

Foto: Reprodução

Cacique afirma que indígenas desistiram de votar por falta de transporte e responsabiliza prefeito em MT
Indígenas do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, denunciaram a falta de transporte para levar a população da região até Querência (945 Km de Cuiabá), onde deveriam votar neste domingo (30). Ao menos 3 mil indigenas foram atingidos com a falta de ônibus para participarem do segundo turno da disputa presidencial.


Leia também:
Márcia veste branco pela paz e diz que polarização política é perigo para democracia

De acordo com o cacique Siraium, da etnia Kayabi, indígenas de ao menos seis aldeias teriam se preparado para votar desde o sábado (29), mas desistiram de esperar os ônibus que deveriam leva-los até o município. O problema teria atingido a população das etnias Kaiulu, Mehinako, Matipu e Suyá, por exemplo.

O cacique afirmou que o compromisso para o envio dos ônibus foi feito pela prefeitura, comandada por Fernando Gorgen (União), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição.

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) denunciou o caso em suas redes sociais e disse que o caso já foi comunicado ao Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF-MT).

 O Olhar Direto ligou para o prefeito, mas a ligação não foi atendida; o espaço segue aberto.



TRE-MT garante transporte

Por meio de nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) afirmou que transporte de eleitores indígenas residentes na região do Xingu teve início neste domingo (30), às 07h, com atraso devido às chuvas na região. A saída dos ônibus estava prevista para sábado (29).

Ao todo, 19 ônibus foram disponibilizados pela Prefeitura, sendo utilizados 17, os outros dois, que estavam destinados ao transporte dos eleitores da Aldeia Ilha Grande, não foram utilizados devido a sua dispensa por parte do seu cacique.

A 53ª Zona Eleitoral de Querência informa que às 07h o responsável/tradutor que mantém contato com os caciques informou, via WhatsApp, ao responsável pela logística do transporte que o cacique da Ilha Grande “disse que o pessoal já voltou para suas aldeias já. Neste caso aí, não vai ser preciso mais mandar ônibus para a Ilha Grande. Ele pediu cancelamento. Se o motorista estiver aqui na cidade, pede para ele voltar, retornar”.

"A 53ª ZE ressalta ainda, que sem autorização do Cacique não é possível a realização do transporte e que, embora a rota fosse iniciar com atraso, não haveria prejuízo ao eleitor, pois aldeia situada em região ainda mais distante que a aldeia Ilha Grande foi atendida", diz trecho da nota.

"Todas as Aldeias foram atendidas, advindo a votação de todos os seus integrantes, com exceção da Aldeia Ilha Grande, onde o cacique não permitiu a entrada do transporte", completou.

Atualizada às 15h53min.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet