Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política BR

REFORMA TRIBUTÁRIA

Haddad afirma que União está disposta a contribuir com Fundo de Desenvolvimento para estados e municípios

Foto: Diogo Zacarias

Haddad afirma que União está disposta a contribuir com Fundo de Desenvolvimento para estados e municípios
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo federal deve contribuir com financiamento do fundo de desenvolvimento regional, direcionado a estados e municípios que serão impactados com a reforma tributária, em discussão no Congresso Nacional. Entre os mais prejudicados está Mato Grosso, que teme grande perda de arrecadação com as mudanças na tributação de impostos.


Leia também
Às vésperas de reassumir a presidência da AL, Botelho diz que não é contra nem a favor do 'Transporte Zero'


“Vai ter (fundo de desenvolvimento”. A (União) tem que estrar. As diretrizes (da reforma) já estão bem definidas. Não tem novidade, o que tem é um desenho que apara as arestas para aprovar. O Brasil precisa muito da reforma, mais do que se imagina”, disse Haddad, em conversa com jornalistas na Fazenda.

O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), vai apresentar os resultados do grupo de trabalho na tarde desta terça-feira (6). O relatório será uma “prévia” do substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), previsto para ser apresentado também neste mês.

O ponto central do texto será a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) dual, dois impostos diferentes para centralizar os cinco tributos sobre consumo que existem atualmente. A proposta foi debatida nesta segunda-feira (5) entre os deputados e Haddad.

O IVA federal vai reunir IPI, PIS e Cofins e o IVA subnacional irá juntar ICMS e ISS em um mesmo imposto. Os dois tributos, conforme a discussão, serão cobrados no destino de cada produto comercializado, ou seja, na venda para o consumidor.

Tal mudança é o que mais preocupa o governador Mauro Mendes (União), já que por ser um Estado com pouca população, Mato Grosso perderia arrecadação.

Entre as propostas dos deputados está o Fundo de Desenvolvimento Regional, para compensação de perdas de arrecadação de estados e municípios durante a transição entre sistemas de impostos.

“Pela primeira vez, o governo federal topa criar o fundo. No governo passado, a reforma não avançou porque esbarrou nesse fundo. O governo tem disponibilidade, que capitalizar o fundo, inicialmente com um valor crescente, mas toda", disse o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), após reunião com Haddad.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet