Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POLÍTICA FEDERAL

Diretor da Conab destaca produção de MT e diz que maior parte dos estoques públicos de grãos vem do Estado

23 Set 2023 - 10:40

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Francisco Stuckert/Conab

Diretor da Conab destaca produção de MT e diz que maior parte dos estoques públicos de grãos vem do Estado
Cumprindo agenda em Cuiabá, o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, enalteceu a capacidade de produção de Mato Grosso e reforçou a retomada da política de formação de estoques públicos de grãos, diante do risco de escassez no país. Das 500 mil toneladas de milho adquiridas pelo governo federal, mais de 300 mil foram produzidas no Estado, o que, segundo Pretto, resultou no investimento de R$ 250 milhões.


Leia também
Presidente do PT dispara contra bolsonaristas: ‘tudo que tem no Araguaia foi Lula e Dilma que fizeram’

“Mato Grosso é maior produtor de grãos do país. Em 2000 a Safra brasileira era de 2 milhões de toneladas, passaram 20 anos e o Brasil vai colher nesse ano 320 milhões de toneladas de grãos, sendo que 100,9 milhões apenas em Mato Grosso”, disse, em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (22).

Na política de estoques, a Conab adquire grãos quando estes estão baratos e os vende quando seu preço está aumentando. Em casos de super safra, como a que está ocorrendo com o milho, a tendência é que o valor dos grãos caia devido à alta disponibilidade. Em alguns casos, a abundância faz com que o preço não cubra sequer os custos de produção - o chamado preço mínimo. É só em ocasiões em que o preço está abaixo do preço mínimo que a Conab pode adquirir grãos. Ao realizar a compra pelo preço mínimo, o governo garante que produtores evitem prejuízos.

Em períodos de escassez, como os que ocorrem em secas, a Conab vende os grãos estocados para conter a inflação. No caso do milho, por exemplo, isso impacta o preço de outros produtos, como a criação de animais destinadas ao consumo.

De acordo com Pretto, a Conab observa questões climáticas no país. “Estamos muito atentos a questão do el nino, junto com o Ministério do Meio Ambiente, já estamos localizando estados e municípios onde a gente possa fazer o acompanhamento permanente, assim como estados do Sul viveram três secas consecutivas e agora está lá o ciclone, o Centro-Oeste foi favorecido este ano, porque as chuvas se estenderam, beneficiando, especialmente, a produção de milho segunda safra”.

“Nós estamos trabalhando, especialmente em Mato Grosso, para reforçar nossa capacidade estática de armazéns, fizemos um chamado para armazéns terceirizados, recalculamos os preços que estavam defasados desde 2016, aumentando em 34%, chegando a 14 novos armazéns credenciados no Estado, que nos dá uma capacidade estática de 2 milhões de toneladas de grãos. Então, o governo federal e a Conab estão se preparando para próximos eventos que possam vir”, completou.

"Tem um alerta e nós estamos acompanhando com atenção no ministério do Meio Ambiente. Vamos comprar agora as primeiras 500 mil toneladas de milho, boa parte de Mato Grosso, o que vai garantir mais de R$ 250 milhões comprando milho".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet