Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EXPORTAÇÃO DE CARNE

Botelho defende frigorífico em Diamantino na lista para habilitação da China: 'está funcionando'

26 Set 2023 - 14:54

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Botelho defende frigorífico em Diamantino na lista para habilitação da China: 'está funcionando'
Presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), o deputado Eduardo Botelho (União) saiu em defesa do frigorífico da JBS-Friboi localizado em Diamantino (MT), que foi colocada na lista de empresas que poderão ser habilitados a exportar Carne para a China. A inclusão da unidade, que foi atingida por um incêndio em junho deste ano, foi questionada por parlamentares, como os senadores Jayme Campos e Mauro Carvalho, ambos do União Brasil.


Leia também
Ex-deputado Baiano Filho é denunciado por agredir esposa; vitima teve sangramento no rosto


De acordo com Botelho, que visitou a unidade na época do incêndio, o frigorífico já está em funcionamento e tem importância econômica para a região, já que a previsão é de que irá gerar 6 mil empregos.
“Como é feito esse credenciamento eu não sei, mas é importante para a região”, disse.

A polêmica em torno do assunto começou depois que o deputado federal coronel Alberto Fraga (PL-DF) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para acusar Carlos Fávaro de beneficiar os frigoríficos da JBS e Minerva na exportação de carne bovina para China, em uma espécie de “cartel”.

Durante reunião da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Jayme deu razão a Fraga e denunciou a suposta existência de uma "quadrilha" de empresários que monopolizam o mercado da carne no Brasil e dominam as exportações para a China. Segundo ele, as ações desses grupos, apoiadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), inviabilizam a atuação de outros pecuaristas.

Para embasar sua fala, Jayme citou que na mais recente lista, das 20 empresas selecionadas, foi mantido um frigorífico da JBS-Friboi em Diamantino (MT) que foi recentemente atingido por incêndio.

Apesar da polêmica no Congresso, Botelho negou que a Assembleia irá atuar de alguma forma sobre o tema. “Não, se os dois senadores não resolveram, não é a Assembleia que irá resolver”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet