Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

6 vantagens e desvantagens do transporte marítimo

Foto: Reprodução

6 vantagens e desvantagens do transporte marítimo
Quais são as vantagens e desvantagens do transporte marítimo? Essa é uma pergunta comum a muitas pessoas que se interessam pela logística marítima e ficam curiosas para entender mais a respeito dela. Afinal, trata-se do modal mais importante para os negócios internacionais no mundo, conectando nações e sendo um dos pilares de uma sociedade globalizada.

 
Segundo levantamentos realizados pela International Chamber of Shipping (ICS), aproximadamente  90% do comércio mundial é movimentado pela indústria marítima - um número surpreendente. E isso é uma realidade há séculos. Mesmo com o advento de outras formas de transportes mais rápidas, como aviões e trens, os navios continuam imperando como os mais importantes meios de transportes de cargas.
 
24 horas por dia, 365 dias por ano, todos os anos, um número imenso de embarcações viajam pelo mundo atendendo às demandas de produtos que vão dos mais básicos e fundamentais, como alimentos e combustíveis, até bens de consumo como eletrônicos e automóveis. Continue a leitura conosco para conhecer mais a respeito da logística marítima e suas vantagens e desvantagens.
 
O que é o transporte marítimo?

O transporte marítimo, também chamado de frete marítimo, é o transporte de mercadorias - a nível nacional ou internacional - por meio de embarcações desenvolvidas especificamente para o propósito de carregar grandes volumes de cargas e percorrer grandes distâncias. Assim, elas são capazes de atuar localmente, em menor escala, mas também navegar pelos oceanos conectando países e continentes.
 
É um modal utilizado desde a Antiguidade, sendo já essencial para a economia e comércio de civilizações como as egípcias, gregas, fenícias e romanas. Ao longo de séculos e milênios, o transporte marítimo passou por grandes evoluções, se desenvolvendo em capacidade e eficiência.
 
Os tipos de transportes marítimos

Basicamente, a logística marítima pode ser dividida em 2 principais grupos: a cabotagem (também chamada de transporte costeiro) e o transporte internacional (ou transporte de longo percurso). A cabotagem é realizada especialmente em operações domésticas, efetuadas entre portos de origem e destino situados no mesmo país. Já o transporte internacional, como o próprio nome sugere, é utilizado para o comércio exterior, entre portos de diferentes nações.
 
Tipos de cargas transportadas por via marítima

Assim como nos tipos de transportes, os tipos de cargas no modal marítimo são divididas em dois grupos: carga a granel e carga geral. A primeira compreende produtos que não utilizam embalagens específicas, independente de serem sólidos, líquidos ou gasosos. Temos como exemplo o transporte de grãos em containers. A carga geral, por sua vez, é embalada e armazenada em volumes únicos, como eletrônicos e maquinários.
 
3 Vantagens do transporte marítimo

Agora, como prometido no título deste conteúdo, vamos abordar as vantagens e desvantagens do transporte marítimo. Começaremos, primeiro, pelas vantagens.

1. Grande volume de cargas

Eis aqui a resposta para a velha dúvida sobre o porquê dos aviões não substituírem os navios na logística internacional: um navio cargueiro é capaz de levar um volume muito, mas muito maior de cargas que um avião.
 
São toneladas de cargas em segurança, por meio de navios gigantescos com grande eficiência energética e autonomia quando comparado ao mesmo número de aviões necessários para transportar a mesma quantidade de itens. Além disso, navios são mais versáteis, permitindo, sem dificuldades, os mais variados tipos de cargas, como as secas, granéis líquidos e sólidos, produtos refrigerados, entre outros.

2. Capacidade de percorrer grandes trajetos

Um navio de logística internacional possui grande autonomia e capacidade de realizar viagens entre continentes. Não à toa, ele continua sendo, por séculos consecutivos, o transporte modal mais utilizado para o comércio internacional.

3. Valores de fretes mais vantajosos

Quando comparado com outros modais, o transporte marítimo possui uma maior relação custo-benefício. Isso se deve a diferentes motivos, como a grande quantidade de mercadorias transportadas de uma única vez, o compartilhamento de espaço do navio com outras empresas e o consumo mais eficiente de combustível quando comparado com aviões (no transporte internacional) e caminhões (em relação à cabotagem).
 
Ainda sobre o transporte local de cabotagem, ela proporciona a vantagem de não precisar lidar com o trânsito nas estradas, bem como as possíveis intempéries desse meio transporte, como acidentes e roubos.
 
3 desvantagens do transporte marítimo

Agora que você já conhece 3 grandes vantagens, vamos descobrir as 3 desvantagens do transporte realizado por via marítima.

1. Velocidade das viagens

É inegável que o transporte marítimo seja mais lento quando comparado ao transporte aéreo, por exemplo. Isso acaba por criar obstáculos para a logística de certos produtos, como alimentos perecíveis. Ainda que os mesmos sejam transportados em contêineres refrigerados, certos itens ainda assim não podem ser expedidos desta forma.
 
É o caso de medicamentos de alto valor agregado e demais produtos de extrema urgência, como o caso das vacinas durante a pandemia do coronavírus. Outros produtos, como flores também possuem o transporte inviabilizado por navios, sendo embarcados apenas em aviões.

2. Tempo de entrega

Esta desvantagem é uma consequência direta da velocidade praticada nas viagens. Como elas são mais lentas, logo o frete tende a demorar mais do que em outros modais. Soma-se à velocidade de viagem as diversas paradas em diferentes portos, bem como condições climáticas, eventuais congestionamentos no desembarque e burocracias.

3. Dificuldade de rotas e transporte intermodal

Eventualmente, no transporte marítimo, pode ocorrer de uma rota ser inviável para um navio cargueiro, seja por questões hidroviárias, de acessibilidade ou mesmo eventos climáticos. Quando isto ocorre, é necessário o apoio de outros meios de transportes, na chamada logística intermodal. Isso pode fazer com que o valor do frete aumente consideravelmente, bem como o tempo de entrega.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet