Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

RESULTADO DE AÇÕES

MT registra queda de 18% na taxa de desmatamento no Cerrado

Foto: Reprodução

MT registra queda de 18% na taxa de desmatamento no Cerrado
Mato Grosso experimentou uma redução de 18% na taxa de desmatamento no Cerrado, entre agosto de 2022 e julho de 2023, de acordo com dados do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Leia também
Mato Grosso sobe no ranking do PIB e ocupa 11ª posição


O pior cenário desse período concentra-se no Matopiba, região do Cerrado composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que juntas respondem por 75% da área desmatada no bioma. A Bahia sofreu um aumento de 38%.

O secretário adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, atribui a queda às ações preventivas e de combate ao desmatamento ilegal do governo estadual. Marega enfatiza que a responsabilização dos infratores está surtindo efeito, e a regularização é um caminho eficaz.

No Cerrado, foram aplicadas multas ambientais totalizando R$ 189,6 milhões nos onze meses de 2023, com 1.407 autos de infração e 906 áreas embargadas. Além de Mato Grosso, o estado de Goiás também registrou uma queda de 18% na taxa de desmatamento no bioma.

Ao longo de 2004 a 2023, Mato Grosso ostenta uma redução de 90% na taxa de desmatamento no Cerrado. Marega destaca o reconhecimento pelo MapBiomas da atuação firme do estado no combate ao desmatamento, superando a média nacional.

O secretário adjunto ressalta que, com investimentos superiores a R$ 240 milhões nos últimos cinco anos em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal, Mato Grosso está revertendo a curva e promovendo a legalidade. O Cerrado, considerado o segundo maior bioma do Brasil, abrange cerca de 25% do território nacional, sendo 40% do território estadual em Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet