Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ALERTA

Intervenção alerta sobre Emanuel descumprir prazo e TAC e não nomear novo secretário de Saúde

Foto: Da Assessoria

Intervenção alerta sobre Emanuel descumprir prazo e TAC e não nomear novo secretário de Saúde
Em reunião na manhã desta quinta-feira (28) na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento de Transição da Intervenção, o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) recebeu das mãos da interventora, Danielle Carmona, o relatório final dos trabalhos que está sendo feito na Secretaria de Saúde de Cuiabá desde março deste ano. 


Leia mais:
Intervenção entrega Saúde de Cuiabá com médicos em todas as unidades e farmácias abastecidas

Durante a reunião, um dos pontos mais preocupantes apontados pela interventora é o fato da gestão Emanuel Pinheiro ainda não ter nomeado quem irá comandar a Saúde da Capital em 2024.

“Se não houver nomeações essa pode já ser a primeira denúncia dos noves membros da Comissão que vão continuar acompanhando a gestão municipal, isso é muito grave e um desrespeito a população,” declarou Carmona. 

A interventora também destacou a importância da Comissão como continuidade no trabalho de fiscalização no atendimento e qualidade dos serviços prestados na Saúde Pública. 

“A comissão,  liderada pelo vereador Dr. Luiz Fernando tem um papel fundamental de fiscalizar para que haja a continuidade do trabalho do governo do Estado, e será um excelente filtro de acompanhamento das atividades da Saúde a serem efetuadas na Capital,” explicou a interventora. 

A intervenção encerra  no próximo dia 31 de dezembro e já em 1º de janeiro a administração do prefeito Emanuel Pinheiro deveria estar atuando com as definições de membros e do próprio secretário, o que até o momento ainda não ocorreu. 

O vereador Dr. Luiz Fernando vê essa situação com alerta e de forma preocupante, pois sem os nomes esse já seria o primeiro descumprindo do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

“Está previsto no próprio TAC que o prefeito Emanuel Pinheiro teria 10 dias para nomear os membros e hoje é o último dia de prazo e ele já deveria estar com uma equipe aqui dentro da Secretaria porém até o momento essa não é a realidade.  Nós estamos muito preocupados com o cenário atual da Saúde de Cuiabá e  vamos fiscalizar e cobrar do Prefeito quem serão os gestores que estarão à frente disso. Essa Comissão está pronta para o trabalho e não vamos parar. Estamos em recesso dos trabalhos parlamentares, mas os vereadores se prontificaram de estarem aqui (na Secretaria) pois todos nós queremos uma resposta,” disse o vereador Dr. Luiz Fernando. 

O membro da Comissão, o vereador Wilson Kero Kero (Podemos), da base governista, também esteve presente na reunião e destacou a importância do trabalho da intervenção e falou da urgência na escolha dos nomes que vão liderar a Saúde Municipal.  

“A intervenção está correta em cobrar as nomeações, sem elas no prazo isso já caracteriza o primeiro descumprimento do TAC. A prefeitura precisa se manifestar e fazer as devidas nomeações,” disse Kero Kero. 
Durante o período de nove meses de intervenção, o trabalho do Governo do Estado fez a diferença na Saúde Cuiabana. Antes, até março deste ano eram apenas 439 médicos contratados, hoje são 706. Houve ainda melhorias  nas unidades da UPA Verdão, UPA Morada do Ouro, Upa Pascoal Ramos, Policlínica do Pedra 90. 
“A intervenção veio realmente para sanar problemas sérios que estavam acontecendo e deixando a nossa saúde pública em situação bastante caótica.  O que nós precisamos a partir de agora é acompanhar esse processo e saber o que será feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro,” finalizou o vereador Dr. Luiz Fernando
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet