Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DERROTA À PETISTA

Justiça julga improcedente denúncia de Edna Sampaio contra Dilemário Alencar por racismo e violência política

Foto: Olhar Direto

Justiça julga improcedente denúncia de Edna Sampaio contra Dilemário Alencar por racismo e violência política
O vereador Dilemário Alencar (Podemos) comemorou as decisões proferidas pela Justiça que julgaram improcedentes ações promovidas pela vereadora Edna Sampaio (PT) contra ele. Nas ações, a vereadora petista acusou Dilemário de praticar atos de racismo e de violência política.  


Leia mais:
Quanto Cuiabá conseguiu de emendas em meio a conflito entre Lula e Congresso? novo episódio do Ouça Direto responde!

“A vereadora termina este ano de 2023 com mais uma derrota na Justiça ao tentar me condenar por denúncias absolutamente falsas. Ela tentou me desmoralizar, mas a verdade venceu as mentiras da Edna”, disse o vereador Dilemário. 
 
Em março deste ano, Edna Sampaio promoveu uma queixa-crime contra  Dilemário na Policia Federal. Na queixa, a parlamentar narrou que sofreu violência política pelo fato da vereador ter usado todo o seu tempo na tribuna da Câmara Municipal para questioná-la sobre denúncias de que ela teria demitido uma servidora grávida e de ter se apropriado de verbas indenizatórias da servidora. 

Após apurar a queixa-crime, o delegado federal Célio Henrique dos Santos, responsável pelo caso, emitiu parecer conclusivo no qual concluiu pela inexistência de conduta do crime de violência política contra mulher, denotando-se que não há justa causa para a continuidade investigativa contra o vereador Dilemário Alencar, e remeteu o processo para análise da juíza Rita Soraya Tolentino Barros, da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá.  

A juíza Soraya Tolentino Barros analisou o parecer do delegado e, por não vê crime de violência política contra mulher cometido pelo vereador Dilemário Alencar, proferiu decisão arquivando a ação promovida pelo vereador a Edna Sampaio. A decisão ocorreu neste mês de dezembro.  

“Esta foi à terceira derrota da Edna perante a justiça. Agora, em verdade é preciso dizer que se existe alguém que pode ter cometido racismo e violência política contra uma mulher, foi à própria Edna, visto que a servidora demitida gravida do gabinete dela, uma mulher negra, veio a público e disse que implorou para não ser demitida pela vereadora. Disse também, que Edna se apropriou de forma ilegal de recursos da sua verba indenizatória”, pontuou  Dilemário. 

A primeira derrota da vereadora Edna Sampaio em ações promovidas contra Dilemário ocorreu em fevereiro de 2022, quando o juiz da 8ª Vara Criminal Murilo Mesquita rejeitou de plano a queixa-crime proposta pela vereadora, onde alegava que Dilemário havia cometido crime de racismo por comparar o comportamento de Edna na Câmara Municipal com o da cantora Karol Conká, ex-participante do Big Brother Brasil. Na decisão, o juiz condenou a vereadora ao pagamento de custas e despesas processuais. 
 
Já a segunda derrota, ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), pois não contente com a decisão proferida pelo juiz da 8ª Vara Criminal, Edna recorreu a instância superior. Entretanto, em novembro deste ano, os desembargadores da Segunda Câmara Criminal do TJMT, por unanimidade, negaram recurso proposto pela parlamentar, e determinou o arquivamento da ação promovida pela vereadora petista que acusava o vereador Dilemário Alencar de racista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet