Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Feliz 2024: tradições de Ano Novo de todo o mundo

Foto: Reprodução

Feliz 2024: tradições de Ano Novo de todo o mundo
Você gostaria de variar um pouco os costumes do seu Ano Novo para garantir que fará tudo o que puder para ser merecedor em 2024 com fortuna, prosperidade e felicidade? Contagens regressivas, brindes e fogos de artifício à parte – apenas para não se esquecer dos clássicos – aqui estão algumas tradições de todo o mundo que o ajudarão a alcançar as melhores coisas neste ano!


O ano novo começa bem!

E com o pé direito! Na Escócia e na Grécia, “first foot”, ou o “primeiro pé” é uma tradição antiga: a primeira pessoa a entrar na sua casa trará boa ou má sorte. É bom que os amigos e familiares entrem primeiro, sempre com o pé direito e nunca de mãos vazias.

Vamos pular!

Se quiser a participação de mais gente e mais pés, basta fazer como os dinamarqueses e “pular” para o Ano Novo saltando de algum lugar – pode ser uma cadeira, mesa, sofá ou qualquer outro objeto acima do solo. No Brasil, as pessoas levam o salto para o próximo nível: na virada do ano vão à praia e pulam sete ondas, fazendo sete desejos para o Ano Novo ao mesmo tempo.

Deixe-se analisar pelo chumbo

Algumas culturas espalhadas pelo mundo usam elementos inusitados para prever o futuro. Na Europa de língua germânica, em países como Alemanha, Áustria, Suíça, entre outras comunidades, e em alguns países nórdicos, as coisas ficam um pouco mais complicadas e estranhas: lá as pessoas usam chumbo e um recipiente com água para prever o que o Ano Novo trará. Uma pequena quantidade de chumbo é derretida em uma colher e colocada em água fria. A forma da pepita é então cuidadosamente interpretada para prever o que o novo ciclo trará.

Uma degustação de uvas

Na Espanha e em muitos outros países de língua espanhola, as pessoas começam o Ano Novo com uma boa degustação: consideram que comer doze uvas à meia-noite proporcionará doze meses de felicidade e prosperidade. Porém, você não pode pegar as uvas em qualquer momento: você tem que comê-las assim que os sinos da igreja baterem meia-noite: para cada badalada do sino você come uma uva.

Za zdorovie! (À saúde!)

Na Rússia, as pessoas levam muito a sério os seus desejos de Ano Novo e fazem de tudo para garantir que se tornem realidade: os russos fazem o seu desejo, escrevem-no num pedaço de papel e queimam-no. Depois colocam as cinzas em uma taça de champanhe e brindam.

Um Ano Novo viajando

Esta é uma tradição de Ano Novo para todos os viajantes: na Colômbia, quem quer um Ano Novo repleto de viagens dá uma volta no quarteirão à meia-noite com sua mala. Esta tradição é realizada em outros países da América Latina, incluindo Peru e Uruguai. Não deixa de ser um ritual perfeito para viajantes de todo o mundo!

Atenção nas cores

Existem muitas tradições que têm a ver com cores de roupas: no Brasil, por exemplo, as pessoas usam branco por acreditarem na representação de prosperidade, paz e boas energias para o novo ciclo que está prestes a se iniciar. Na China, usa-se vermelho para atrair boa sorte (embora o Ano Novo Chinês seja celebrado em outra data). As roupas íntimas parecem desempenhar um papel ainda maior nas tradições de Ano Novo, como a escolha do azul se você procura harmonia e tranquilidade; ou do amarelo se está precisando mesmo é de dinheiro e riqueza.

Cuidado com o que você come

Na Itália, comer algo redondo parece bom no que diz respeito à prosperidade. Diz-se que o prato tradicional da meia-noite – cotechino con lenticchie (um tipo de embutido com lentilhas) – proporciona todos os tipos de boa sorte durante o Ano Novo. Afinal, as lentilhas parecem moedas.

A importância das coisas redondas

Nas Filipinas, a importância dada às coisas redondas vai além da mesa: frutas redondas são apresentadas e consumidas, as pessoas dão moedas umas às outras e vestem-se com roupas de bolinhas.

Pendurar uma cebola

Esta tradição, conhecida como Kremmida, é realizada em todas as casas da Grécia e consiste em pendurar uma cebola na porta, no dia de Ano Novo. O vegetal simboliza o renascimento de um novo ano que começa, mas não só isso – a cebola é utilizada para acordar as crianças na manhã seguinte, buscando transferir a boa energia da Kremmida para os pequenos.

108 sinos

É sabido que as tradições no Japão têm grande importância entre a população – e é claro que a entrada do Ano Novo não fica atrás e tem um ritual próprio. À meia-noite, os templos japoneses tocam seus sinos 108 vezes como forma de purificar 108 desejos mundanos. Depois das badaladas, faz-se um brinde com amazake, um licor que se bebe quente, muito apropriado para a época. Já o jantar é sempre macarrão de trigo sarraceno, ou Soba, simbolizando prosperidade para o Ano Novo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet