Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

ESCASSEZ DE CHUVA

Governo Federal reconhece situação de emergência em Sorriso por conta de estiagem e seca

Foto: Reprodução

Governo Federal reconhece situação de emergência em Sorriso por conta de estiagem e seca
O governo federal, por meio de portaria publicada nesta segunda-feira (19), reconheceu a situação de emergência do município de Sorriso, em decorrência da estiagem e seca que atingiu a cidade no ano passado. A Prefeitura da cidade havia decretado a situação de emergência em 21 de dezembro, após registrar um volume de chuvas inferior à metade da média histórica para o período. 


Leia também
Ônibus pega fogo em frente ao terminal do CPA 3; Semob vai realizar perícia para identificar causa do incêndio

O reconhecimento de emergência foi emitido em portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Na prática, a cidade está habilitada a solicitar recursos para ações de socorro e assistência à população atingida pela seca.

Na justificativa do pedido, a prefeitura apontou que a chuva mensal acumulada entre setembro e dezembro de 2023 chegou ao total de 399,2 milímetros, enquanto a média histórica para o mesmo período é de aproximadamente 1.000 milímetros.

À época, a decisão foi tomada em conjunto com o Comitê de Monitoramento Climático, criado para, segundo a prefeitura, tratar de assuntos relativos à escassez de chuvas. 

Na avaliação da prefeitura, as chuvas atípicas para aquela época do ano acabaram por configurar uma “frustração da safra agrícola, impedindo que os agricultores cumpram seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros”, com situação de alerta e endividamento no comércio de insumos local, afetando a economia e a indústria, bem como, causará reflexos sociais para a população local.

“O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria Ministerial nº 2.212, de 04 de julho de 2023, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, de 05 de julho de 2023, resolve: Art. 1º Reconhecer a situação de emergência nas áreas descritas no Formulário de Informações do Desastre - FIDE, conforme as informações relacionadas abaixo”, diz a portaria, que consta o nome de Sorriso e mais outras 4 cidades - 3 delas da Bahia e uma da Paraíba. 

Apesar do reconhecimento da situação de emergência, a cidade vem registrando chuvas nos últimos dias. No domingo (18), um temporal causou alagamentos e desabamentos de muros em algumas casas de Sorriso. O nível da água atingiu mais de um metro em algumas ruas. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet