Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MEDTRAUMA

Prefeitura diz que empresa deve manter cirurgias no HMC e afirma que decreto suspende apenas contratações de materiais especiais

Foto: Divulgação

Prefeitura diz que empresa deve manter cirurgias no HMC e afirma que decreto suspende apenas contratações de materiais especiais
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Juarez Samaniego, notificou nesta terça-feira (20) a empresa Medtrauma Serviços Médicos Especializados Ltda sobre o que chamdou de "ilegalidade da suspensão" de cirurgias no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). O Olhar Direto tenta contato com a empresa. 


Leia também
Vereador defende investigações, mas diz que rompimento de contrato sobre procedimentos ortopédicos foi irresponsável


A direção geral da Empresa informou que a suspensão determinada pelo Decreto 10.058/2024 visa somente a aquisição de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) através de adesões de Atas de Registro de Preço. 

A realização de cirurgias, em que são utilizadas OPMEs, devem ser mantidas, conforme o decreto. A empresa MedTrauma terá o prazo de duas horas para responderem à notificação.

Em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (19), a MedTrauma se disse surpresa após receber a notícia de que a Prefeitura de Cuiabá suspendeu os contratos com a empresa. Além disso, afirmou que nesta terça-feira 72 pessoas seriam atendidas em consultas agendadas e outras 12 em procedimento cirúrgico, entre elas uma idosa de 93 anos que aguarda há 9 dias por uma operação no colo do fêmur a destacou que dezenas de pacientes que procuram o HMC no pronto atendimento 24 horas para urgências e emergências deixarão de ser atendidos. 

Segundo a prefeitura, em caso de negativa ou ausência de resposta, a direção da Empresa CUiabana de Saúde Pública comunicará a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que deverá realizar a convocação de médicos ortopedistas dos próprios quadros para a realização dos atendimentos e/ou cirurgias de forma emergencial, mantendo assim o cronograma de procedimentos e atendimentos. 

A SMS também  trabalha em diálogo com o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Netto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá, para a realização de contratação emergencial de OPMEs visando substituir a atual empresa.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet