Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Doce Amargo

Alvos de operação contra tráfico de drogas sintéticas são jovens de classe média; estudante de medicina entre suspeitos

05 Mar 2024 - 12:04

Da Redação - Mayara Campos / Do Local - Gustavo Castro

Foto: Reprodução

Alvos de operação contra tráfico de drogas sintéticas são jovens de classe média; estudante de medicina entre suspeitos
A terceira fase da Operação Doce Amargo, deflagrada na manhã desta terça-feira (5), para cumprimento de mandados judiciais contra traficantes de drogas sintéticas que atuam na região metropolitana de Cuiabá, já prendeu 29 alvos, sendo 13 em flagrante durante buscas e apreensões. Ao todo, são 151 ordens judiciais, sendo 43 de prisão preventiva, 54 de buscas e apreensões e mais 54 para bloqueios de contas.


Leia também 
Polícia Militar apreende dois adolescentes do CV envolvidos no sequestro e decapitação de jovens


As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, após representação por medidas cautelares elaborada pelos delegados da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com base nas investigações realizadas pelas equipes policiais da especializada.

Segundo o delegado Gutemberg Lucena, a operação dá sequência às investigações no âmbito da Doce Amargo, incluindo alguns mesmos alvos das outras fases.

“Alguns dos investigados também, novamente, estão sendo presos e foram alvos de busca e apreensão e bloqueio de conta nessa fase da operação, coincidentemente com fases anteriores, alguns deles. Há também outros investigados novos que foram surgindo no decorrer da investigação. E, como o doutor Wilson bem disse, o foco principal foi nessa modalidade de droga sintética que é um pouco diferenciado tanto na venda como na compra”, explicou Lucena, em coletiva com a imprensa.

De acordo com os delegados da DRE, os alvos, em sua maioria, são jovens de classe média alta, incluindo até mesmo estudante de medicina. “São pessoas empregadas, com bons empregos, que fazem parte desses grupos criminosos”, disseram.

Uma modalidade comum no tráfico de drogas sintéticas é o rateio para compra em maior quantidade dos entorpecentes. Devido ao valor alto, os criminosos seguem com a distribuição entre outros pequenos traficantes, que comercializam as drogas em festas ou por meio do delivery para entregas.

Alguns dos alvos dessa fase da Doce Amargo estão filiados à facção criminosa Comando Vermelho, em Mato Grosso. No entanto, os delegados ainda não possuem informações sobre todos os presos, pois a operação foi descentralizada para o cumprimento em várias delegacias. As equipes ainda estão na rua cumprindo os mandados, portanto as 29 ordens de prisão cumpridas fazem parte do balanço parcial.

Também foram apreendidas três armas de fogo, quase R$ 20 mil em espécie e uma grande quantidade de drogas, entre maconha, LSD, pasta base de cocaína, ecstasy e até cogumelos alucinógenos.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, a operação tem alvo em Castanheira, em Campo Novo do Parecis, Cáceres e um em Foz do Iguaçu (PR). Na região metropolitana da capital, cerca de 20 bairros fazem parte das rondas para cumprimento das ordens, incluindo os nobres, como Duque de Caxias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet